Jundiaí sediará a 1ª Conferência Intermunicipal da Juventude no dia 12 de agosto. O evento – que contará com representantes de todas cidades da Região Metropolitana e também de Itatiba – será no auditório da Unip, na vila Hortolândia. O Jundiaí Agora entrevistou a assessora de Políticas para Juventude da Prefeitura de Jundiaí, Letícia Atique Branco(foto):
Por que a cidade foi escolhida para sediar o evento?
A Lei no 12.852, de 5 de agosto de 2013, que instituiu o Estatuto da Juventude, prevê no artigo 43 a competência municipal para convocar e realizar, em conjunto com o Conselho Municipal de Juventude, as Conferências Municipais de Juventude, com intervalo máximo de quatro anos. Frente a isso, a Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC), por meio da Assessoria de Políticas para a Juventude, entendeu ser um momento pertinente para convocar a conferência e ampliar o cenário de participação dos jovens. Uma vez que a UGCC está desenvolvendo o Plano Municipal da Juventude com a participação dos jovens, a assessoria também reconhece a importância de não apenas Jundiaí desenvolver políticas públicas de juventude, mas sim de toda a região ser engajada nessa dinâmica. O jovem está em movimento por todos os lugares. Sendo assim, em parceria com o Conselho Municipal de Juventud, foram convidadas as seis cidades da Região Metropolitana de Jundiaí (RMJ) e Itatiba para organizar a 1ª Conferência Intermunicipal de Juventude. O objetivo do evento será estimular o desenvolvimento regional de políticas públicas para a juventude, além de tornar o jovem um agente de transformação e protagonista no desenvolvimento destas políticas.
Itatiba não faz parte da RMJ. Por que vai participar desta conferência?
Itatiba também foi convidada para participar da organização da Conferência não só em razão da proximidade geográfica, mas especialmente pela identidade de propósitos. Muitos jovens daquela cidade vêm para Jundiaí na busca de diversão, estudos e trabalho.
Existe um estudo apontando quais são as principais dificuldades enfrentadas pelos jovens da região atualmente?
Atualmente não existe um estudo detalhado e recente que mostre estas dificuldades. Por isso, a realização da 1ª Conferência se torna extremamente importante para o olhar atento frente à essa questão. Desta forma será possível desenvolver políticas regionais efetivas para a juventude. O documento final gerado no final do evento será um pilar basilar para a implantação destas políticas. A Conferência estimulará os municípios a desenvolver um olhar sensível para a sua população jovem…
Além dos representantes de cada cidade, quem pode participar?
O evento será aberto para todos os participantes que se inscreverem, tendo como foco os jovens de 15 a 29 anos dos municípios que estão organizando a Conferência: Jundiaí, Campo Limpo Paulista, Jarinu, Várzea Paulista, Louveira, Itupeva, Cabreúva e Itatiba. As inscrições serão abertas em breve e os jovens podem se inscrever na landpage da Conferência por meio do link https://jundiai.sp.gov.br/conferenciaintermunicipaldejuventude/
VEJA TAMBÉM
PREFEITURA DE JUNDIAÍ ABRE INSCRIÇÕES PARA HACKATHON
ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES