A Associação dos Artistas Plásticos de Jundiaí(AAPJ) completará 46 anos no próximo dia 14. O objetivo da entidade é mostrar e incentivar as artes em toda região. A sede fica na Casa da Cultura, na rua Barão de Jundiaí. E neste ano de pandemia, os artistas se adaptaram e foram também para a internet com mais frequência. Para marcar a data, a associação fará uma exposição on-line. Confira a entrevista com o presidente Marco Antônio Scarelli:
A associação conta com apoio do poder público?
A AAPJ não recebe nenhum auxílio ou subvenções. O apoio que temos do poder público é a possibilidade de utilização dos espaços públicos para a realização de exposições.
Quantos artistas plásticos Jundiaí tem hoje? Quantos fazem parte da associação?
Não saberia dizer ao certo quantos artistas a cidade tem, mas sempre há um aumento, sendo que todo ano surgem novos artistas, principalmente os que são formados pelas universidades. A AAPJ já teve mais de 200 associados, mas muitos aposentaram, outros mudaram de profissão, outros deixaram Jundiaí e outros faleceram. Artistas atuantes, mesmo, na AAPJ temos, hoje, 54.
São pessoas que vivem exclusivamente desta atividade?
Sim, atuam com arte e atividades afins. Vários são professores, inclusive, em universidades de Campinas ou São Paulo.
Eles pagam mensalidade?
A mensalidade é um assunto polêmico e já foi alvo de várias discussões nas reuniões da AAPJ nestes 46 anos. Mas, ficou estabelecido, até o momento, que não há mensalidade. Porém, os artistas contribuem para os eventos conforme preferirem.
Existe algum projeto para tornar a associação mais próxima da população?
Procuramos fazer eventos sempre gratuitos para a população. Os cursos da AAPJ são referência. Mas novos projetos são sempre bem-vindos e discutidos. Depois desta pandemia vamos ter de pensar muito no retorno e recomeço.
As exposições não pararam durante a pandemia? Como está sendo o retorno do público?
Todo ano, a partir de janeiro, começamos organizar uma exposição para outubro, mês de aniversário da AAPJ. Este ano, em virtude do distanciamento social, resolvemos fazer um eventos on-line, muito em moda no mundo todo.
O artista se ressente do contato com o público?
Ontem fiz a primeira divulgação do cartaz da exposição e o retorno foi muito rápido e caloroso, principalmente da classe artística de outras áreas como atores, inclusive de outros países. O trabalho do artista visual é sempre muito isolado e solitário, mas a obra é “arte” quando se torna pública. O contato da arte com o público é sem dúvida muito importante, para ambos os lados.
Acredita que a tendência de apresentar obras pela internet continuará quando o novo normal chegar?
Desde 2014 venho divulgando meu trabalho pela internet e é sempre muito bom, mas com a pandemia muitos aspectos da vida mudou e a arte que é reflexo da humanidade acompanhou estas mudanças. Acredito que estes eventos artísticos devem ter continuidade e adaptações no ambiente virtual.
Novos formatos deverão surgir com a arte on-line? Aliás, a arte deverá mudar?
Tudo é possível porque a arte não é estática. Se a vida mudou em muitos aspectos e a arte que acompanha a vida, está mudando também, assim como ocorreu, no passado, com os movimentos estéticos chegando ao impressionismo…modernismo…pós modernismo e contemporâneo.
O que será feito para comemorar os 46 anos da associação?
Para os 46 anos da associação, preparamos a exposição “SobreViver – em Quarentena” – on-line, com trabalhos que os artistas fizeram durante a quarentena, na página AAPJ artes visuais, no Facebook, que estará disponível à visitação de 1 a 31 de outubro.
A associação aceita doações? Se sim, como os interessados devem proceder?
Não, a AAPJ não pode receber doações monetárias.
Como entrar em contato com a associação?
Nossos contatos: (11) 4497-0798 e aapjundiai@yahoo.com.br.
VEJA TAMBÉM
FISK DA RUA DO RETIRO: SAIBA O QUE SÃO QUESTIONS WORDS. CLIQUE AQUI
OS 103 ANOS DA ESCOLA PROFESSOR LUIZ ROSA
ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES
PRECISANDO DE BOLSA DE ESTUDOS? O JUNDIAÍ AGORA VAI AJUDAR VOCÊ. É SÓ CLICAR AQUI