Em quatro meses, 470 foram detidos pela Civil, PM e GM de Jundiaí

470

Ações policiais resultaram na detenção de 470 pessoas em Jundiaí apenas entre janeiro e abril deste ano. Os dados são os mais recentes da Secretaria de Segurança Pública (SSP), responsável pelas estatísticas criminais de todos os municípios paulistas.

A quantidade é 4,4% menor que a verificada no mesmo período do ano passado, que foi de 492 pessoas detidas, entre adultos e adolescentes, incluindo prisões em flagrante, mandados de prisão e de apreensão.

De acordo com a SSP, das 470 detenções ocorridas nos quatro primeiros meses deste ano, 350 adultos presos em flagrante, com outros 109 custodiados em unidades prisionais por conta de mandados de prisão criminal e civil.

Houve ainda 11 apreensões em flagrante de menores e nenhum cumprimento de mandado de busca e apreensão a infratores (medida semelhante ao mandado de prisão, mas decretada contra adolescentes).

Na análise dos meses, 89 pessoas foram presas em flagrante em janeiro, 77 em fevereiro, 108 em março e 76 em abril. Já mandados de prisão somaram 22 no primeiro mês do ano, 21 no mês subsequente, 33 no terceiro e o mesmo número no quarto mês.

As detenções, que incluem prisões de adultos e apreensões de menores, foram realizadas pelas polícias Civil e Militar, além de guarda municipal de Jundiaí, que atuou principalmente no combate ao tráfico de drogas.

Atualmente, as prisões e apreensões em flagrante não resultam, obrigatoriamente, na custodia dos acusados em unidades prisionais, já que estes podem ser liberados em audiência de custódia, que ocorre num prazo de até 24 horas do registro policial.

O procedimento é realizado pelo Poder Judiciário e tem, a princípio, o objetivo de apurar possíveis irregularidades na detenção. No entanto, o juiz, que preside a audiência, pode decidir soltar o acusado para que esse responda ao processo criminal em liberdade.(Texto: Geraldo Dias Netto)

VEJA TAMBÉM

FURTOS DE EQUIPAMENTOS DA DAE TRAZEM PREJUÍZOS À POPULAÇÃO

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES