4ª Edição do PARLAMENTO JOVEM: Inscrições acabam hoje(8)

4ª EDIÇÃO
2019: Na 2ª edição, o Parlamento Jovem aprovou quatro projetos que foram encaminhados aos vereadores

A Câmara Municipal de Jundiaí prepara a 4ª edição do Parlamento Jovem, programa educativo criado para possibilitar aos jovens de 12 a 17 anos a oportunidade de vivenciar a atividade legislativa, dar ênfase à participação do público jovem em atividades que apresentem conceitos de cidadania, democracia e processo legislativo, além de estimular a cidadania e o pensamento crítico construtivo. As escolas e alunos interessados em participar tinham até o dia 1 de julho para realizar a inscrição. Porém, devido a uma instabilidade na página eletrônica do Parlamento Jovem de Jundiaí, foram prorrogadas até esta sexta-feira(8). Para se inscrever clique aqui.

A candidatura dos alunos é condicionada à apresentação  proposta de fiscalização ou projeto de lei pertinente a um dos seguintes temas: Cidadania, Direitos Humanos, Meio Ambiente, Agricultura, Educação, Direitos do Consumidor, Juventude, Segurança Pública, Saúde, Habitação, Cultura, Emprego, Gestão pública, Tecnologia e Inovação.

Cada edição do Parlamento Jovem terá dois anos de duração. No primeiro ano haverá o processo de candidatura e eleição dos jovens vereadores e suplentes. Os candidatos deverão fazer campanha apresentando suas propostas, participar de eleição interna nas escolas e de eleição popular classificatória. No segundo ano, será realizado o exercício de mandato simulado, conforme regulamento e cronograma definido pela Comissão Organizadora do Parlamento Jovem.

Até a prorrogação das inscrições, o calendário da 4ª Edição do Parlamento Jovem era a seguinte: Os alunos inscritos participarão de dois eventos de capacitação(visita à Câmara, no dia 11 de agosto, das 14 às 17 horas, e palestra sobre o Regimento Interno do Legislativo, dia 16 de setembro, no mesmo horário). No dia 7 de outubro, a Câmara Municipal de Jundiaí promoverá uma palestra pública sobre formação política do Brasil. Na ocasião, os participantes serão orientados sobre a realização do processo de voto popular. A votação popular para escolher os representantes da 4ª edição do Parlamento Jovem será entre os dias 10 e 24 de outubro pelo site parlamentojovem.jundiai.sp.leg.br

VEJA COMO FORAM AS EDIÇÕES ANTERIORES CLICANDO AQUI

Já no exercício do mandato simulado, os jovens vereadores vão apresentar, debater e votar os projetos e auxiliar na fiscalização do Poder Executivo. O programa Parlamento Jovem de Jundiaí seguirá todos os protocolos exigidos pelas autoridades sanitárias podendo, inclusive, passar de presencial a on-line.

VEJA TAMBÉM

ACESSE FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES