5G: Prefeitura de Jundiaí antecipa operação com setor ‘telecom’

5g

O prefeito Luiz Fernando Machado e gestores do município de Jundiaí se reuniram com representantes das operadores de telefonia, da Associação Brasileira de Infraestrutura para Telecomunicações (Abrintel) e do Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (Conexis Brasil Digital). O tema do encontro foi o marco regulatório para implantação do sistema 5G de cobertura, que facilita a operacionalização de novos modelos de serviços públicos, bem como é essencial para o desenvolvimento de ecossistemas de inovação de Cidade Inteligente.

Jundiaí já conta com 80% de cobertura de telefonia móvel no território urbano e há necessidade de expansão nas regiões rurais e periféricas do município. “Temos o interesse de, com a modernização dos sistemas das operadoras, universalizar o acesso, levando esse benefício às regiões que hoje, não estão nas áreas urbanas, como a Zona Rural e aquelas mais nas extremidades da cidade. Jundiaí quer se antecipar na aplicação da tecnologia 5G e manter o título de uma das cidades mais interessantes para investidores internacionais, como é comprovado pela 6ª edição do ranking ‘Cidades do Futuro’ realizado pela FDI Intelligence, entidade ligada à divisão de inteligência em investimentos estrangeiros do Financial Times”, comentou o prefeito Luiz Fernando Machado.

O gestor da Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF) José Antonio Parimoschi, citou o projeto de lei do Ecossistema de Inovação, que está sendo ultimado pelo governo e que será enviado à Câmara em agosto próximo, onde a conectividade faz parte dessa estratégia. Para o gestor da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), Sinésio Scarabello, a atualização da legislação favorece investimentos, deve contemplar a preservação da qualidade do ambiente e prezar pela paisagem da cidade.

“Jundiaí conta com quase 500 quilômetros de fibra óptica interligando os prédios públicos. Essa infraestrutura somada ao 5G vai aumentar a competitividade do município. Esses passos são essenciais para a cidade avançar na qualidade e oferta de serviços de uma ‘smart city’, quanto no ambiente propício para o desenvolvimento da Indústria 4.0”, detalhou o diretor presidente da Companhia de Informática de Jundiaí (Cijun), Amauri Marquezi.

VEJA TAMBÉM:

CONFLITOS DE GERAÇÕES: ASSISTA AO VÍDEO DA GINECOLOGISTA LUCIANE WOOD

ACESSE FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES

PRECISANDO DE BOLSA DE ESTUDOS? O JUNDIAÍ AGORA VAI AJUDAR VOCÊ. É SÓ CLICAR AQUI