A Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT) informa que as frutas e hortaliças foram afetadas direta e indiretamente pelas chuvas ocorridas durante as últimas semanas. Dentre todas elas, as hortaliças folhosas foram as mais prejudicadas, tendo a alface e a rúcula como exemplos. Ressalta-se que as precipitações intensas provocam danos diretos como o alagamento dos canteiros, o favorecimento de doenças e a perda de qualidade na aparência do produto.
Já como dano indireto, de acordo com a unidade de gestão, poderão ocorrer o atraso nas operações de rotina de trabalho, como preparo de canteiros e tratos culturais. Em função disso, com o passar do tempo, afeta a disponibilidade e a relação oferta/demanda podendo acarretar alterações nos preços. Nenhum agricultor acusou perda total da safra. O volume de chuvas nos últimos 15 dias foi intenso, atingindo o município como um todo e não há um bairro específico que tenha sofrido mais danos.
Seguro – A Prefeitura de Jundiaí mantém programa de seguro para agricultores que produzem frutas, como uva, pêssego, caqui, tangerina ponkan, goiaba, ameixa e nectarina e que desejam proteger os seus respectivos cultivos contra o granizo. As inscrições para participar do Programa Municipal de Subvenção Agrícola estão abertas desde o dia 24 de janeiro e se encerram no dia 18 de março. Para participar basta clicar aqui.
Direto do Produtor – Com o objetivo de oferecer mais opções de consumo e venda para a população e para o agricultor, a Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT) promove o programa Compre Direto do Produtor Rural de Jundiaí. Um dos locais para a venda de uvas é o Parque da Uva, utilizado como ponto de vacinação contra a Covid-19. A iniciativa teve início no fim de janeiro e, desde então, já comercializou duas toneladas de uva.
Para buscar um produtor próximo à residência é simples, basta entrar no site do Agronegócio e digitar, no campo de busca, o nome do bairro desejado, o produtor ou o produto que deseja comprar. Alguns produtores oferecem o sistema de delivery, enquanto outros recebem o pedido via telefone ou WhatsApp, separam os produtos e o consumidor só passa para fazer a retirada.(Foto: José M.B. Parfitti/Embrapa)
VEJA TAMBÉM
FINTECH DE JUNDIAÍ É A TERCEIRA INSTITUIÇÃO DE CÂMBIO QUE MAIS CRESCEU NO BRASIL
ACESSE FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES
PRECISANDO DE BOLSA DE ESTUDOS? O JUNDIAÍ AGORA VAI AJUDAR VOCÊ. É SÓ CLICAR AQUI