
Uma mulher, negra, tocando Chopin e outras obras maravilhosamente bem no piano. Durante 25 minutos o curta dirigido por Bruno Ribeiro(foto principal/divulgação) – Manhã de Domingo – desperta diferentes emoções e motivos para reflexões.
O talento da pianista Raquel Paixão, que incorpora a protagonista Gabriela, fica evidente não apenas no domínio das teclas do instrumento mas ainda na interpretação da personagem que no filme se prepara para um importante concerto e, ao mesmo tempo, trabalha interiormente o luto pela mãe falecida há cerca de um ano. “É praticamente tudo ficção”, comentou a artista numa conversa informal após a estreia do curta no último sábado, dia 12.

Ficção, no entanto, baseada e inspirada também na vida real já que o diretor e roteirista do filme, Bruno Ribeiro, perdeu a mãe recentemente para o Covid. No curta, em diversas cenas, aparece Gabriela tentando aceitar a situação, voltando ao passado, se revoltando no presente, se preparando para o futuro, e o piano sendo testemunha da enxurrada de sentimentos que a envolve.
Nascido no Rio de Janeiro, o diretor de Manhã de Domingo já participou de vários festivais e desta vez, foi agraciado com o Urso de Prata, prêmio para o segundo colocado na opinião do júri. A entrega ocorreu na última quarta-feira, assim como os demais prêmios já que a organização do festival decidiu encurtar a exibição oficial dos filmes, que normalmente termina no sábado.(Foto ao lado: Bruno Ribeiro, a pianista Raquel Paixão e a jornalista Sandra Mezzalira Gomes na frente do cinema Cubix na Alexanderplatz)
Até o domingo, entretanto, é possível assistir vários filmes nos diversos cinemas de Berlim. Com diversas restrições e mudanças, a mostra foi bem sucedida e voltou as sessões presenciais para imprensa e público.
Em 2021, o Festival foi dividido em duas partes. Mais sobre a participação brasileira e o festival o leitor poderá ler nos próximos dias aqui no Jundiaí Agora.

SANDRA MEZZALIRA GOMES
Jornalista jundiaiense em cobertura especial para o Jundiaí Agora. Mora na Alemanha há duas décadas
VEJA TAMBÉM
CARNAVAIS DO PASSADO: POR INCRÍVEL QUE PAREÇA, A FOLIA ERA ASSIM
MODA: SAIBA O QUE É RUÍDO DE COMUNICAÇÃO VISUAL
ACESSE FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES
PRECISANDO DE BOLSA DE ESTUDOS? O JUNDIAÍ AGORA VAI AJUDAR VOCÊ. É SÓ CLICAR AQUI