A Câmara Municipal de Jundiaí deverá realizar, ainda neste semestre, audiência pública para analisar projeto de lei complementar que altera o Código de Obras e Edificações para prever uso de energia elétrica de fontes renováveis nos prédios públicos da cidade.
A proposta é do vereador Antônio Carlos Albino(PL/foto). Se for aprovada e sancionada pelo prefeito, o Código de Obras passar a contar com a determinação de que todos os novos prédios públicos contarão com energia elétrica de fontes renováveis, “exceto se comprovada a inviabilidade técnica ou incompatibilidade com a legislação de uso e ocupação de solo.
Na justificativa, o parlamentar defende a ideia com entusiasmo. O projeto, explica Albino, tem como objetivo gerar economia com os gastos de energia elétrica, além de modernizar a iluminação dos próprios municipais, bem como proporcionar melhorias nas condições dos locais de trabalho, prédios administrativos, galpões, ginásios de esportes e centros poliesportivos. Dirigindo-se aos outros vereadores, ele afirma: “é provável que os nobres colegas comentem a respeito dos benefícios da energia elétrica de fontes renováveis, podendo até passar pelo seguinte pensamento: será mesmo que vale tanto a pena assim? A resposta é sim!”, enfatiza.
Para o vereador, “além de trazer economia e retorno do investimento em poucos anos, as fontes de energia renováveis contribuem para a sustentabilidade do planeta. Desse modo, a depender da fonte utilizada, podemos citar a redução de até 95% da conta de luz; a valorização do imóvel; o planejamento a longo prazo dos gastos com energia; a utilização de tecnologias inovadoras que não agridem o planeta e colaboram com a preservação do meio ambiente; e a redução da produção de gases poluentes que causam o efeito estufa. Além disso, sua manutenção não é cara, pelo contrário”.
VEJA TAMBÉM
PREFEITO CRIA PLANO PARA NOVO HORIZONTE E BAIRROS VIZINHOS
ACESSE FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES