Projeto de NOVA MALHA ferroviária beneficiará Campo Limpo

malha

O prefeito de Campo Limpo Paulista, Luiz Braz, conheceu os detalhes do projeto de segregação de malha ferroviária que será executado pela empresa MRS Logística e terá 8,4 Km na cidade, ampliando o transporte de trens de carga para 24h/dia. A apresentação foi feita por José Roberto Lourenço, gerente geral de relações institucionais e Mariana Dias, especialista de relações institucionais da empresa.

Campo Limpo Paulista está inserida no trecho de Segregação Noroeste, entre Barra Funda (São Paulo) e Jundiaí, responsável por separar a linha de transporte de passageiros da linha de transporte de cargas. O projeto é extenso e tem prazo de execução de oito anos. A malha ferroviária projetada abre perspectiva econômica ao município, paralelamente ao projeto do trem intercidades.

A linha de transporte de cargas será uma terceira linha a ser implantada no trecho férreo do município, mantendo a atual Linha 7 e já prevendo o Intercidades. Também já respeita a construção do túnel no Distrito de Botujuru, o mesmo projeto já divulgado que entra pela rua Bela Vista e desativa a atual passagem da ponte seca para veículos. “Essa obra de segregação da malha ferroviária colocará a cidade no mapa do desenvolvimento do Estado de São Paulo, dobra a possibilidade do transporte de cargas, gerando novas possibilidades econômicas”, disse o prefeito.

Cães e gatos – Nesta quinta-feira(28), acaba o prazo para as inscrições do mutirão de castração de cães e gatos em Campo Limpo. Para realizar a inscrição, o morador deve procurar a Secretaria de Meio Ambiente, que fica na Rodovia Edgard Máximo Zambotto, 300, munidos dos documentos originais e cópias: RG, comprovante de residência, a carteirinha de vacinação, uma foto do animal e apresentação do CadÚnico (esse último documento é apenas para aqueles que possuem o cadastro), até às 16h da sexta-feira (28) – lembrando que o feriado desta data, Dia do Servidor Público, foi alterado para o dia (31), portanto, dia 28, haverá expediente normal.

“Estamos entregando para os moradores daqui, mais uma ação em prol da proteção animal de nossa cidade. Muito trabalho já foi feito desde o ano passado. Mas, muito ainda há de vir”, afirma o secretário de Meio Ambiente, Neive Noguero.

Cada tutor pode inscrever um animal e deve ficar atento com o retorno da equipe através de ligação e mensagem via WhatsApp. A equipe de Bem Estar Animal vai aproveitar a ação para fazer arrecadação de litros de leite, que serão destinados ao Fundo Social de Solidariedade.

Plano Diretor – A Prefeitura de Campo Limpo Paulista, junto com o Laboratório de Projetos e Políticas Públicas da Universidade Presbiteriana Mackenzie, estão realizando um estudo criterioso para pensar, planejar e discutir o futuro de Campo Limpo Paulista.

O início desse estudo passa pela realização das oficinas, que contam com a participação de integrantes da sociedade civil, além de conselheiros que a representam nos diversos Conselhos Municipais. A oficina do último sábado (24) discutiu temas como Mobilidade, Segurança, Educação, Esporte, Cultura, Turismo e Lazer.

Quem participou indicou quais os principais pontos que a cidade pode evoluir para os próximos anos, dentro dos temas escolhidos. É o caso de John Webster Hallgren Oliveira Gomes, que mora há 45 anos em Campo Limpo Paulista e trabalha na cidade com transporte escolar. “É muito importante a discussão do que acontece na cidade, para que possamos trazer soluções para a mobilidade da população”, afirma. Outra moradora que participou foi Juliana Brandão, moradora do Saint James 1 e Presidente da Fibra (Associação de moradores da região da Figueira Branca). “A participação popular é extremamente construtiva. Apontar as deficiências da região nos permite projetar um futuro melhor”.

Toda essa mobilização conta com a consultoria do Laboratório de Projetos e Políticas Públicas da Universidade Presbiteriana Mackenzie, que presta consultoria para o Poder Público. Segundo a diretora de Planejamento e Gestão, arquiteta Renata Matsumoto, as oficinas estão atingindo o resultado esperado. “ Queremos a população junto nesse processo tão importante para todos nós. Quanto mais pessoas participarem, melhor será o nosso futuro”.

A próxima oficina acontece no dia 5 de novembro, às 10 horas, na sala multiuso do Complexo Esportivo Municipal. O tema discutido será Habitação, Saneamento Básico, Saúde, Sustentabilidade e Meio Ambiente. Vale lembrar que as inscrições para as próximas oficinas estão abertas e as vagas são limitadas.

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES