Orgulho da cidade , o principal ginásio de esportes de Jundiaí tem o apelido de ‘Bolão’. Mas seu nome verdadeiro homenageia um médico filho de imigrante italiano: Dr. Nicolino de Lucca que foi querido e respeitado. O Bolão foi projetado pelo arquiteto Vasco Antônio Venchiatutti que também governou a nossa cidade nas gestões 1948-1951; 1956-1959. A inauguração ocorreu no dia 4 de outubro de 1953. O prefeito era Luiz Latorre. Aos 68 anos, o Bolão continua sendo um cartão postal de Jundiaí.

O projeto de Vasco Venchiarutti, bem no começo da década de 1950

Uma construção inovadora para época pois era uma das maiores cúpulas de concreto com vão livre no Brasil. Uma verdadeira novidade. O operários da obra contavam que tinham muito medo de retirar as estacas internas da construção com medo de tudo desmoronar sobre as cabeças deles. Então, então Vasco Venchiarutti para tirar esse medo dos trabalhadores, pegou seu próprio Jeep e amarrou cordas nas estacas e começou a retirada. Assim, acalmou e convenceu os operários de que não havia perigo nenhum.

O Bolão foi construído para a disputa do 18º Jogos Abertos do Interior. O primeiro evento realizado foi de basquete feminino entre Jundiaí e Itatiba. A primeira cesta oficial foi marcada por Neyde Carlos Pereira, a “Ponce de Leon”, jogadora de Jundiaí.

Anos 1970: onde hoje há o anexo, duas quadras descobertas faziam a festa da garotada que ia brincar no Bolão

O Bolão tem capacidade para receber 12 mil pessoas e foi palco de grandes equipes de nossa cidade em várias modalidades esportivas. Foi a casa da equipe de vôlei Leites Nestlé(foto acima); do time de basquete do Corinthians (que tinha Oscar Schmidt como astro) e a sede do Cica/Divino de Magic Paula, no basquete feminino. Foi também sede da equipe de voleibol de Jundiaí, Leite Moça.

PARA MAIS JUNDIAÍ DE ANTIGAMENTE CLIQUE AQUI

O Bolão, nosso cartão postal, recebeu também, nos anos 1970, o Circo Orlando Orfei, Tim Maia, os Harlem Globetrotters. Até o presidente do Brasil, general Emílio Garrastazu Médici, conheceu o Bolão. Recebido pelo então prefeito Walmor Barbosa Martins. Médici participou da entrega de diplomas do Mobral (Movimento Brasileiro de Alfabetização). O Bolão é uma marca de nossa cidade, um orgulho, é contemporâneo e sempre será. Há 67 anos é o nosso moderno ginásio poliesportivo e sempre será!(Texto: Professor Maurício Ferreira)

VEJA TAMBÉM

KAUÊ: EX-ALUNO FALA SOBRE IMPORTÂNCIA DA ESCOLA PROFESSOR LUIZ ROSA

ACESSE FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES

PRECISANDO DE BOLSA DE ESTUDOS? O JUNDIAÍ AGORA VAI AJUDAR VOCÊ. É SÓ CLICAR AQUI