Jundiaí e os municípios vizinhos decidiram criar Câmara Técnica de Desenvolvimento Econômico da RMJ (Região Metropolitana de Jundiaí). A medida foi tomada durante reunião sobre o Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Internacionalização (PDEII), entre os gestores de Desenvolvimento Econômico e de Governo e Finanças das sete cidades integrantes (Jundiaí, Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista, Jarinu, Itupeva, Louveira e Cabreúva).
O ofício com a solicitação ao Governo do Estado será assinado pelos municípios, com foco em ações e projetos voltados ao desenvolvimento regional. Os representantes da RMJ também já articulam uma reunião com o Executivo estadual, para apresentação de um plano integrado, voltado ao desenvolvimento econômico e social da RMJ. Cabe às Câmaras Técnicas o papel de deliberar sobre planos, projetos, programas, e obras estratégicas a serem executados na Região Metropolitana, inclusive na busca por recursos para essas finalidades junto ao governo estadual.
RMJ AINDA NÃO FOI REGULAMENTADA
Responsável pela sugestão de criação da Câmara Técnica, José Antonio Parimoschi, gestor de Governo e Finanças de Jundiaí, destacou a importância desta união. “O objetivo é unir esforços para a criação de um planejamento estratégico, com foco principalmente nos arranjos produtivos regionais. Estamos em meio ao processo de construção do PDEII (Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Internacionalização) e os desafios que temos daqui para a frente precisam ser discutidos também com as demais cidades”, destacou.
A convocação dos municípios para a reunião foi feita pela Unidade de Gestão de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia. “Essa integração é necessária, até porque as demandas existentes são as mesmas, seja por mais mobilidade, melhorias no transporte coletivo, moradia, saúde, segurança. Essa reunião também faz parte da última fase do PDEII, pois as cidades vizinhas também precisam ser ouvidas neste debate sobre o desenvolvimento econômico”, ressaltou o gestor Cristiano Lopes.
Os representantes da RMJ aprovaram a iniciativa. “Se não nos unirmos como Região Metropolitana, não conseguiremos viabilizar o que é necessário para os nossos municípios. Com esse trabalho em conjunto, de forma planejada, vamos buscar isso junto ao Governo do Estado”, afirmou Paulo Fávaro, vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico de Campo Limpo Paulista. “Esse encontro foi extremamente importante para uma iniciativa regional. Cada um aqui pensa e atua no seu município, mas as questões que os envolvem são institucionais, comuns a todos. Por isso a união faz muito sentido”, declarou Pedro Geraldo de Campos Neto, secretário de Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Louveira.
VEJA TAMBÉM
PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA
ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES