Na sexta-feira passada (22), o STF iniciou o julgamento de ação que tenta descriminalizar o aborto feito por mulheres com até 12 semanas de gestação. Até agora, Rosa Weber foi a única a votar. Ela foi a favor. Ontem(26), senadores de oposição apresentaram proposta para que um plebiscito sobre aborto seja feito no Brasil. O plebiscito depende da aprovação da Câmara e do Senado. Hoje, o bispo Dom Arnaldo Carvalheiro Neto, divulgou nota contrária à descriminalização do aborto. Além disto, ele convoca os fiéis a participar da Semana Diocesana da Vida, “manifestando concretamente nosso compromisso com o direito inegociável à vida e à preservação da dignidade humana”. A nota do bispo:
A Diocese de Jundiaí acompanha com apreensão o processo do julgamento da ADPF 442 pelo Supremo Tribunal Federal, que visa a legalização do aborto até a 12ª semana de gestação. Queremos mais uma vez manifestar nosso compromisso com a sacralidade e a inviolabilidade da vida humana em todos os momentos da sua existência, desde sua concepção até o seu término natural, como nos ensina o Catecismo da Igreja Católica: “A vida humana deve ser respeitada e protegida de maneira absoluta a partir do momento da concepção. Desde o primeiro momento de sua existência, o ser humano deve ver reconhecidos os seus direitos de pessoa, entre os quais o direito inviolável de todo ser inocente à vida”.
Assim, toda iniciativa que venha contra esse princípio deve ser repudiada. Afirmamos veementemente que “Nada e ninguém pode autorizar que se dê a morte a um ser humano inocente seja ele feto ou embrião, criança ou adulto, idoso, doente incurável ou agonizante. No referente ao direito à vida, cada ser humano inocente é absolutamente igual a todos os demais”.
Considerando que estamos diante da realidade de uma cultura de morte e que ecoa a voz do Senhor que nos diz “Escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência”, hoje se faz mais necessário ainda promover iniciativas que visem defender a vida com maior empenho. Neste sentido, em comunhão com a Semana Nacional da Vida, convoco todos os diocesanos para juntos participarmos da Semana Diocesana da Vida, manifestando concretamente nosso compromisso com o direito inegociável à vida e à preservação da dignidade humana. O tema escolhido para o ano de 2023 é “Direito de nascer e ser acolhido em uma família!”, que será celebrado em todo o território diocesano, mas, em particular, na cidade de Jundiaí, de 1º a 8 de outubro.
Queremos fazer do mês de outubro, em todas as cidades e paróquias da Diocese, um grande Mês Missionário em favor da Vida Humana, fazendo ecoar o nosso ‘sim’ à Vida. A programação completa das atividades da Semana Diocesana da Vida pode ser encontrada no site da Diocese e em nossas redes sociais. Certo de que a nossa comunhão e unidade se torne um grande testemunho de amor e apreço pela Vida Humana, invoco sobre todos os diocesanos e suas famílias a Bênção do Deus todo-poderoso, sob a intercessão de Nossa Senhora do Desterro, nossa Santa Padroeira.(Foto: Otávio Manhani/Jornal Comunicativo/TVTEC)
VEJA TAMBÉM
PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA
ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES