Coronel CARLA na disputa pela Prefeitura? Indefinição…

coronel

Uma enquete publicada na página ‘Política Jundiaiense’, no mês passado, perguntou em quem o leitor votaria para prefeito nas eleições municipais de 2024. O questionário trazia nomes de pré-candidatos já confirmados como José Antônio Parimoschi(PL) ou que ainda mantêm suspense, como o vice-prefeito, Gustavo Martinelli(União Brasil). Também tem gente que não pensa em disputar nada, como o empresário Ricardo Benassi. A enquente, porém, tem um nome que pode embolar ainda mais a disputa entre os partidos de centro-direita: Carla Basson, gestora de Segurança da Prefeitura de Jundiaí. Pessoas ligadas à coronel da reserva dizem que o Podemos, partido que tem dois vereadores na Câmara Municipal, estaria tentando filiá-la para a disputa. Procurada, Carla não se manifestou.

Hoje se sabe que o candidato do prefeito Luiz Fernando Machado é Parimoschi, gestor de Governo e Finanças. Ambos deixaram o PSDB e se filiaram ao partido do ex-presidente Jair Bolsonaro. O vice-prefeito, Gustavo Martinelli também é cotado. Recentemente ele assumiu a presidência do União Brasil. Os partidos de centro-esquerda vêm esboçando a vontade de lançar um candidato único para enfrentar Parimoschi. O projeto ainda não saiu do papel e já houve um racha: a Rede Sustentabilidade lançou Felipe Pinheiro como pré-candidato. Neste panorama, a entrada de Carla tiraria votos – pelo menos na teoria – de Martinelli e do gestor de Governo e Finanças. Os três, aliás, contam com os índices de preferência mais elevados na enquete do ‘Política Jundiaiense’.

História – A coronel Carla passou para um outro patamar no jogo da política local em 2018 quando disputou o Governo de São Paulo. Ela foi a vice de Paulo Skaf. A dupla teve 21,13% dos votos e por quase 71 mil votos não foi para o segundo turno. A votação projetou a militar da reserva e, em 2020, o nome dela chegou a ser cotado para disputar a Prefeitura de Jundiaí. Ela preferiu ficar na Unidade de Gestão de Segurança Pública.

Carla é bacharel em Direito pela UniAnchieta, doutora e mestra em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública. Ingressou na Academia de Polícia Militar do Barro Branco em 1991, serviu no 4º Batalhão de Policiamento de Trânsito. Foi a primeira mulher a assumir o comando do 35º Batalhão de Polícia Militar do Interior, na região de Campinas. O ineditismo persistiu ao tornar-se a primeira comandante do 11º Batalhão de Polícia Militar do Interior e do 49º Batalhão de Polícia Militar do Interior, unidades operacionais da cidade de Jundiaí.

Discreta, à frente da Unidade de Gestão de Segurança Pública, a coronel vem conseguindo concretizar projetos importantes como o Centro Integrado de Emergência e Segurança (CIES), o novo canil da Guarda Municipal e a instalação de 250 novas câmeras, previstas para o próximo ano. A GMJ nunca teve tantos agentes: o efetivo é de 466 pessoas. Sob o comando da gestora foram incorporados quase 200 profissionais. Os revólveres foram aposentados. A corporação ganhou novas viaturas e até drones. Os guardas municipais também vêm realizando vários cursos.

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES