A Orquestra Sinfônica Municipal de Jundiaí (OSMJ), apresentará o concerto de Natal na Catedral Nossa Senhora do Desterro. A apresentação – que contará com convidados – será neste sábado dia 21, a partir das 20 horas e encerrará o ano do grupo.
O Concerto de Natal que inclui uma Pastoral tem origem em um antigo costume folclórico italiano: durante a Novena, os camponeses tocavam instrumentos musicais, dirigiam-se às cidades e reconstituíam a adoração do menino Jesus pelos pastores.
Para este concerto a OSMJ se apresenta com seu corpo de cordas. No programa, constam R. Vaughan-Williams, J. S. Bach, P. Warlock, J. Leavitt e apresentações de solistas Gerson Abreu, Marcos Scheffel, G. Torelli, Robinho Carmo e Paulo Lucas. O espetáculo terá ainda a participação do cravista convidado, Alessandro Santoro.
O Concerto Grosso de Vaugham-Williams foi escrito para orquestra de cordas dividida em três sessões. A OSMJ tocará duas sessões. Já a primeira versão do concerto para Oboé e violino de Bach que a OSMJ apresenta nesse programa foi reconstruída a partir de uma versão que Bach escreveu para dois cravos. Reutilizar músicas de sua própria autoria ou mesmo de outros compositores com instrumentações diferentes era uma prática da época.
“Para mim, o período que antecede o Natal é sempre um momento muito especial, traz lembranças de muito carinho, muita delicadeza e muita música. Tenho um prazer imenso em poder levar um pouco desse sentimento para o público”, comenta a regente Claudia Feres.
A apresentação é aberta ao público, e acontecerá na Catedral Nossa Senhora do Desterro, localizada na praça Governador Pedro de Toledo, no Centro, às 20 horas.
Rock e solidariedade – Também neste sábado(21), o Quintal Caxambu será palco de uma noite especial, que une a força do rock à solidariedade. O Rock Solidário de Natal, com as bandas Vozes do Rock e UTI – Última Transição Inconsciente, tem como objetivo arrecadar fundos para a Associação Inclusiva Maria de Lourdes Guarda, que atende pessoas com deficiência. O valor da entrada será totalmente revertido à causa, para comprar materiais para o desenvolvimento de atividades artesanais, bem como os lanches oferecidos nas aulas.
O convite para o evento, que acontece das 17h às 23h, custa R$ 15 e pode ser adquirido na entrada da Casa. Toda a renda será destinada à associação, que trabalha com jovens e adultos com deficiência, estimulando e capacitando-os na área artística. Os trabalhos produzidos pelos participantes do projeto serão vendidos em uma feira durante o evento, oferecendo produtos únicos e feitos com muito carinho, inclusive, para presentear no Natal.
Além da música e da arte, o Rock Solidário de Natal também marcará os cinco anos do Quintal Caxambu, com sorteio de brindes para o público. A Os organizadores do evento convidam a todos a participar e fazer a diferença na vida dessas pessoas. “A Associação tem feito feirinhas aqui no Quintal, desde que os assistidos passaram a produzir peças artesanais. Sediar este evento é uma grande realização pessoal”, conta o empresário Douglas Varago.
O projeto “Girassóis Arte Inclusiva” tem como objetivo promover a inclusão social através da arte, oferecendo oportunidades para que pessoas com deficiência desenvolvam suas habilidades artísticas e expressem sua criatividade. A iniciativa busca proporcionar autonomia e melhorar a qualidade de vida dos assistidos. Para garantir seu lugar neste evento solidário, é recomendado adquirir os convites antecipadamente, que darão direito à reserva de mesas pelo WhatsApp (11) 97270-3223. No dia do evento, os ingressos também serão vendidos no local.
VEJA TAMBÉM
PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA
ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES