Quando se fala nas festas de Natal e Ano Novo, as delícias típicas roubam a cena. Ao reunir familiares e amigos, a mesa farta pode ser uma perdição. O nutricionista do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV), Fabiano dos Santos, orienta sobre exageros durante a ceia e a importância de manter o controle durante as festividades, para que o organismo não sofra depois.
“É essencial moderar nas porções e aproveitar os pratos com consciência. A orientação é evitar os exageros com frituras, sobremesas muito calóricas e bebidas alcoólicas. Para isso, ninguém precisa renunciar a nada durante as festas. É possível adaptar o cardápio. A maionese pode ser substituída por iogurte natural nas saladas; durante o consumo de carnes magras, como peru ou frango, é possível retirar a pele; e legumes assados, grãos integrais e frutas da estação são uma ótima opção para implementar a ceia e garantir a festa”, aponta Fabiano.
Uma dica importante é parar de comer assim que se sentir satisfeito, sem esperar o desconforto após a refeição. “Sirva-se de porções menores e preste atenção aos sinais do corpo. Coma devagar, mastigando bem, para que o cérebro receba os sinais de saciedade no tempo certo, evitando que você coma mais do que precisa”, explica.
Bebidas alcoólicas e sobremesas – Para consumo moderado de álcool durante as festas de final de ano, recomenda-se uma taça de vinho ou uma lata de cerveja por dia para as mulheres e até duas doses para os homens. “A orientação é evitar o consumo de bebida alcoólica em jejum e intercalar com a ingestão de água. Beber água ajuda a evitar a desidratação causada pelo álcool, facilita a eliminação de toxinas e contribui para a recuperação do organismo no dia seguinte”, orienta o nutricionista.
Fabiano também dá dicas para adoçar o fim de ano na medida certa. “Troque doces muito calóricos por frutas assadas, cozidas ou em receitas, como a maçã e banana; para ficar mais gostoso e nutritivo, é possível adicionar uma pitada de canela. Prefira opções com menos açúcar, como chocolates com alto teor de cacau, 70% ou mais. Caso o paladar seja mais exigente, doces caseiros com açúcar mascavo são uma boa pedida”, afirma.
Uva passa: mocinha ou vilã? A uva passa no arroz e em outras receitas festivas é um grande dilema. Alguns gostam, outros não. O fato é que o alimento pode trazer benefícios nutricionais durante a ceia. “A uva passa é rica em fibras, importantes para o bom funcionamento intestinal, e contém antioxidantes, ferro e potássio, ajudando na prevenção da anemia e na saúde cardiovascular. Deve ser usada com moderação para realçar o sabor da receita e trazer benefícios nutricionais”, aponta Fabiano.
VEJA TAMBÉM
PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA
ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES