O Fundo Social de Solidariedade (Funss) prossegue nesta terça-feira (31), até o meio-dia, com arrecadação de doações para as vítimas das fortes chuvas em Jundiaí. A iniciativa é uma ação coordenada pelo atual governo Luiz Fernando Machado e primeira-dama Vanessa Machado e o governo de transição do prefeito eleito Gustavo Martinelli e primeira-dama Ellen Camila Martinelli. Todas as doações serão encaminhadas às vítimas por meio da Defesa Civil de Jundiaí.
Os interessados em ajudar poderão doar alimentos não perecíveis, leite longa vida, produtos de higiene pessoal e limpeza, água mineral e eletrodomésticos. O endereço do Fundo Social é o Parque da Uva e o acesso é pela avenida Dona Manoela Lacerda de Vergueiro, s/n, portão 03, Anhangabaú. O funcionamento, excepcionalmente, será das 8h até o meio-dia. Informações pelos telefones (11) 4589-6319 e 4589-6320.
Equipes da força-tarefa da Prefeitura de Jundiaí, composta por diversas Unidades de Gestão, seguem nas ruas desde a noite de domingo para atender ocorrências, prestar assistência à população e monitorar as áreas mais afetadas. A Defesa Civil segue em alerta, acompanhando a situação em tempo real e com equipes nas ruas. Até agora, não há registro de vítimas na cidade.
Em caso de emergência, entre em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 ou com o Corpo de Bombeiros pelo 193.
Martinelli – As fortes chuvas que atingiram Jundiaí na noite de domingo (29) causaram alagamentos e deslizamentos em diversas regiões da cidade, mobilizando equipes da Defesa Civil. O prefeito eleito, Gustavo Martinelli, esteve ao lado do coordenador da Defesa Civil, Coronel Gimenez(ambos na foto ao lado), acompanhando de perto a situação e garantindo suporte às famílias afetadas. Apesar de ainda não ter tomado posse, Martinelli está atento às necessidades da população e às ações emergenciais necessárias.
De acordo com o Coronel Gimenez, em apenas três horas, o volume de chuva chegou a 71 milímetros, resultando em alagamentos em diversos bairros, como Ponte São João, Jardim Sorocabana, Jardim Fepasa, Jardim Tamoio, Jardim da Fonte, Jardim Cica, Vila Liberdade, Jardim Novo Horizonte, Retiro e Vila Rio Branco. No Jardim Fepasa e no Jardim Sorocabana, a água invadiu diversas residências, causando prejuízos significativos.
Além disso, foram registrados deslizamentos de taludes, que levaram à interdição de quatro casas: duas no Jardim Tamoio e outras duas em diferentes regiões, incluindo uma residência na Rua Carlos Gomes, que foi gravemente danificada. Todas as famílias afetadas já receberam o devido suporte, com assistência da Defesa Civil e da ação social.
A Defesa Civil está conduzindo estudos técnicos nas áreas de risco, mantendo interdições onde necessário para garantir a segurança dos moradores. Sobre relatos de alagamentos relacionados à impermeabilização do solo no morro do Jundiaí Mirim, o Coronel Gimenez afirmou que as causas estão sendo avaliadas tecnicamente. Ele destacou que o encharcamento do solo em curto período foi uma das principais causas dos deslizamentos registrados.
Gustavo Martinelli ressaltou a importância de medidas que atendam tanto as necessidades imediatas quanto os desafios estruturais do futuro. Ele destacou que, a curto prazo, será promovida uma campanha de conscientização no próximo dia 1º na Cerimônia de Posse dos Gestores, incentivando as pessoas a doarem eletrodomésticos, roupas em bom estado e alimentos para auxiliar, junto ao Fundo Social de Solidariedade, as famílias afetadas pelas chuvas.
A médio prazo, serão intensificadas ações de hidrojateamento das galerias, desassoreamento dos córregos e limpeza, além de campanhas educativas para conscientizar a população sobre o descarte correto de lixo, evitando entupimentos e agravamento dos alagamentos.
Já a longo prazo, Martinelli enfatizou o compromisso em tirar do papel o plano de drenagem da cidade, incluindo a construção de piscinões e outras obras estruturais para reduzir os impactos das chuvas. “Os desafios são muitos, mas com ações coordenadas e planejamento, podemos garantir mais segurança para as famílias e preparar Jundiaí para o futuro”, afirmou.
VEJA TAMBÉM
PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA
ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES