A Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT) de Jundiaí iniciará, a partir deste domingo(2) e também amanhã, uma série de ajustes e ampliações nos horários de algumas linhas de ônibus que atendem o Vetor Oeste. As alterações fazem parte do projeto de revisão das linhas de transporte público para 2025 e visam melhorar a oferta de serviços, reduzindo o tempo de espera e atendendo às necessidades dos passageiros. Confira as principais mudanças:
A partir de domingo(2)
- Linha 947 (Terminal Eloy Chaves – Terminal Hortolândia): Ajustes nos horários aos domingos e feriados para melhorar o cumprimento da programação e reduzir atrasos.
A partir de segunda(3)
- Linha 549 (Terminal Eloy Chaves – Jardim das Tulipas): Terá acréscimo de frota e horários de segunda a sexta-feira, acompanhando o aumento da demanda. Nos horários de pico, de manhã e a tarde, o intervalo entre as viagens será reduzido de 60 para 30 a 35 minutos.
- Linha 562 (Terminal Cecap – Morada das Vinhas): Para atender a crescente demanda no início do dia, a linha contará com novos horários entre 5h30 e 7h30, reduzindo o intervalo entre as partidas de 12 para 8 minutos.
- Linha 547 (Jardim Ermida): Ampliação dos horários de segunda a sexta-feira e inclusão de viagens aos finais de semana, visando atender a população do bairro e da área industrial local.
- Linha 448 (Terminal Eloy Chaves – Cidade dos Meninos e Meninas): Passará a atender a instituição no horário das 18h50, substituindo a linha 543.
- Linha 543 (Fazenda Grande): Deixará de atender a Cidade dos Meninos e Meninas no horário das 18h50, tornando-se exclusiva para o bairro Fazenda Grande.
As novas tabelas horárias já estão disponíveis no site oficial do Sistema Integrado de Transporte Urbano (SITU) ou através dos aplicativos: Cittamobi e Google Maps que permite ver a localização do ônibus em tempo real. A atualização dos horários é automática e possibilita a consulta dos itinerários. Além disso, equipes de fiscalização estarão nos terminais para orientar os passageiros sobre as mudanças. Para sugestões e mais informações, os usuários podem entrar em contato pelos canais oficiais da UGMT pelo telefone: (11) 4589-8763 ou e-mail: dtp@jundiai.sp.gov.br.
Projeto – A atual administração está avaliando a viabilidade de investimentos em infraestrutura para o transporte público no Vetor Oeste. O projeto original, deixado pela gestão anterior, previa um investimento de R$ 202 milhões. Deste total, R$ 69,8 milhões seriam provenientes do Novo PAC Seleções, enquanto o restante viria de uma Parceria Público Privada (PPP). No entanto, o atual déficit orçamentário da cidade precisa ser considerado.
Em reunião com as equipes de mobilidade, obras e finanças, o prefeito discutiu alternativas para avançar no projeto, priorizando soluções que respeitem a realidade financeira do município. Entre as ações estudadas está a construção do Terminal Novo Horizonte. Esse terminal tem como objetivo principal melhorar a conexão do Vetor Oeste com os demais terminais da cidade e aliviar o fluxo do Terminal Eloy Chaves, que atualmente atende uma população de cerca de 140 mil habitantes e concentra os passageiros que se dirigem ao Distrito Industrial.
A Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT) também planeja a revitalização dos terminais urbanos existentes, reformas e instalações de novos pontos de ônibus. “O projeto de mobilidade de Jundiaí é amplo e envolve uma grande reestruturação do sistema de transporte público. Precisamos ter os pés no chão, atender bem a população e preservar as finanças de acordo com a realidade do município e com responsabilidade”, destacou o prefeito Gustavo Martinelli.
VEJA TAMBÉM
PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA
ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES