A Unidade de Gestão de Cultura acaba de divulgar nota na qual rebate as declarações feitas pelo presidente da Liga Jundiaiense de Escolas de Samba de Jundiaí(Lijunes), Everson Metal. Ele disse ao Jundiaí Agora que em reunião realizada ontem(25), representantes das forças de segurança da cidade informaram que os desfiles deveriam ser feitos nas quadras de cada instituição por razões de segurança já que não teriam efetivo para todos os eventos. A UGC afirma que o objetivo do encontro era organizar os desfiles em locais menos concentrados e de menos impactos. Estes pontos dificultam a vigilância por drones. A unidade gestora diz ainda que, com exceção da Leões da Hortolândia, escola de Metal, todas as outras escolas aceitaram as propostas. A nota, na íntegra:
A UGC informa que, a pedido dos representantes das forças de Segurança locais, convocou para a tarde da última terça-feira (25) todos os envolvidos do Poder Público e da Lijunes para uma reunião no Espaço Expressa(foto). O objetivo da reunião era o de organizar os desfiles em bairros de forma que fossem menos concentrados e em locais de menos impactos, uma vez que as autoridades policiais apresentaram as dificuldades com contingentes para patrulhamento, a impossibilidade de vigilância por drones durante o período noturno e o histórico de concentração de foliões que costuma exceder as previsões apresentadas por cada agremiação, de modo a, assim, minimizar eventuais conflitos e incidentes.
A UGC afirma que um dos novos formatos apresentados foi a realização de desfiles também no final de semana seguinte ao Carnaval, mas aceita por somente uma das agremiações, recusado em sua maioria por conta da Quaresma. Isso posto, a UGC informa que o novo cronograma conta com desfiles nas quadras das agremiações e no Espaço Expressa, por exemplo.
A UGC informa ainda que o presidente da Lijunes, que é também o representante da Escola de Samba Leões da Hortolândia, não compareceu à reunião e que se manifestou, ao final do encontro, pelo cancelamento do desfile desta escola. A UGC esclarece também que os representantes de todas as demais agremiações participaram do encontro e da nova construção conjunta das datas, horários e locais de desfile, e que manifestaram, na ocasião, parecer favorável.
Em tempo, a UGC explica que não houve a sugestão de realizações de desfiles das escolas em centros esportivos, mas somente uma sugestão pontual para a Leões da Hortolândia para que realizasse no Aramis Polli. A alternativa trazia nova localização no mesmo bairro em que a agremiação atua e eliminaria as eventuais intercorrências apontadas pelas forças de segurança caso o desfile fosse realizado no local previamente organizado – a Praça Joaquim Soares Lemos -, onde haveria impactos nas sinalizações viárias, linhas de ônibus e exposição de pedestres a riscos.
A UGC finaliza informando que já solicitou da Lijunes uma manifestação oficial acerca da declaração do presidente da liga para este portal acerca de novas desistências, para que possa concluir o planejamento e divulgação necessários à população.
VEJA TAMBÉM
PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA
ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES