A Área de Proteção Ambiental(APA) de Jundiaí é a quinta mais populosa do Brasil, com 449.143 habitantes, segundo o suplemento do Censo 2022, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em termos de população, Jundiaí está atrás da APA do Planalto Central (DF/GO), com 601.773 habitantes; APA da Baixada Maranhense (MA), 583.882 habitantes; APA de Upaon-Açu/Miritiba/Alto Preguiças (MA), 509.977 habitantes e APA Sistema Cantareira (SP), com 495.859 habitantes.
Atrás de Jundiaí estão: APA Piracicaba Juquerí-Mirim Área II (SP), com 430.934 habitantes; APA da Bacia do Rio São Bartolomeu (DF), 360.760 habitantes; APA Serra da Ibiapaba (CE), 352.779 habitantes; APA de Petrópolis (RJ), 242.034 habitantes e APA das Reentrâncias Maranhenses (MA), com 240.498 habitantes. No total, as 10 unidades de conservação mais populosas do país concentram 4,2 milhões de habitantes. Isso quer dizer que abrigam mais de um terço (36%) do total de pessoas que vivem nessas regiões instituídas pelo poder público, com objetivos de conservação e limites definidos.
Os recenseadores identificaram 11,8 milhões de habitantes (5,82% da população) em 1.138 unidades de preservação espalhadas por 1.375 municípios. Essas regiões delimitadas incluem áreas como reservas biológicas, extrativas, florestas, parques e Áreas de Proteção Ambiental (APA).
Sobre a APA de Jundiaí – De acordo com site do Governo de São Paulo, a APA de Jundiaí, criada em junho de 1984, abrange todo o território a cidade, compondo um contínuo de áreas protegidas, junto com as APAs de Cabreúva e Cajamar. Nesta região, o maciço montanhoso da Serra do Japi, formado por rochas quartzíticas, tem variações de altitudes e de clima que propiciam o aspecto diverso de vegetação. Assim, estão presentes desde a floresta densa, nos locais mais úmidos, até a floresta seca e baixa, nas áreas mais elevadas.
Além disso, em algumas áreas restritas, de solos rasos e pedregosos, a vegetação apresenta-se com cactos e espécies de pequeno porte, com troncos finos e retorcidos. A fauna inclui ainda rica diversidade de espécies endêmicas e de espécies ameaçadas como a onça-parda e o mono-carvoeiro conhecido também por muriqui-do-sul. (Com informações da Agência Brasil)
VEJA TAMBÉM
PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA
ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES