ZONA AZUL: Pagamento fracionado pode ser votado pela Câmara

zona

O vereador Faouaz Taha apresentou o projeto 14730/2025, alterando lei de 2001 que criou o estacionamento rotativo, a Zona Azul de Jundiaí, para prever o pagamento fracionado. Ele quer que os motoristas paguem pelo tempo exato de uso da vaga. A proposta recebeu pareceres favoráveis das comissões internas e da Procuradoria Jurídica da Câmara Municipal. O projeto está pronto para ser votado.

Segundo o texto, o pagamento poderá ser proporcional aos minutos ou frações de hora utilizados pelo motorista na Zona Azul. A regulamentação da lei será da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte. A mesma unidade e também a empresa que controla os parquímetros serão responsáveis pela fiscalização e controle do sistema que poderá contar com mecanismos tecnológicos como parquímetros digitais ou aplicativos móveis que permitam a precisão do pagamento fracionado.

“Essa modalidade de pagamento promove maior justiça e flexibilidade já que o motorista pagará apenas pelo período que realmente utilizou o espaço, evitando custos desnecessários e incentivando o uso consciente do estacionamento. Além disso, contribuirá para uma rotatividade mais eficiente dos veículos, facilitando o acesso de mais motoristas às áreas de estacionamento, o que pode gerar maior movimentação comercial e melhor circulação urbana. Também favorece a transparência e o controle, uma vez que o valor cobrado reflete com precisão o tempo de uso, facilitando a fiscalização e o cumprimento das normas estabelecidas. O pagamento fracionado também é uma solução moderna e alinhada às tendências de mobilidade inteligente, promovendo uma experiência mais justa, eficiente e sustentável para todos os usuários do estacionamento rotativo municipal”, explica o parlamentar.

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES