Estudantes da Etec Benedito Storani, de Jundiaí, estão na final da 14ª edição da Olimpíada Brasileira de Agropecuária(Obap). Organizada pelo Instituto Federal do Sul de Minas Gerais, desde 2011, a iniciativa tem como objetivo estimular o ingresso dos jovens nas carreiras técnico-científicas e incentivar a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Brasil. A final ocorre em Senhor do Bonfim (Bahia) e Petrolina (Pernambuco), entre hoje(13) e sexta-feira (15).
Os alunos de Jundiaí estão no Ensino Médio integrado ao Técnico em Agropecuária local e disputarão o prêmio com outras cinco escolas também administradas pelo Centro Paula Souza (CPS) localizadas em Presidente Prudentes, São Simão, Votuporanga e Dracena. São eles: Arthur Kauffmann Rodrigues, Caio de Freitas Martins, Matheus de Andrade Favaro. O professor orientador é João Paulo Lopes.
“Na final, os alunos independem do orientador. Fazem a prova teórica individualmente e a prática em grupo. O mérito é todo do esforço e aprendizado deles”, avalia o orientador da equipe da Etec de Jundiaí, professor João Paulo Lopes. A Etec de Jundiaí tem tradição na Obap e já sediou a final de uma edição. “Participamos da fase final pelo menos umas oito vezes, inclusive conquistando medalhas. É um sinal de que o curso de Agropecuária prepara bem nossos alunos”, analisa.
Mais de 6 mil estudantes de cursos técnicos de Agropecuária e áreas afins, divididos em equipes de três integrantes, se inscreveram para participar da competição, dividida em duas etapas. A primeira foi uma prova virtual com 30 questões de múltipla escolha. A segunda é a final presencial, com mais duas provas, teórica e prática, que será disputada pelas 50 equipes com a melhor classificação – 40 de Ensino Médio integrado ao Técnico e 10 de cursos técnicos modulares.
VEJA TAMBÉM
PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA
ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES