Hoje(25) é celebrado o Dia do Feirante. Prefeitura de Jundiaí celebrará a data durante toda a semana. A iniciativa valoriza o trabalho dos mais de 300 feirantes que atuam nas 35 feiras livres e varejões da cidade, movimentando a economia local e levando frescor, qualidade e tradição às mesas da população. O encerramento Festival do Pastel de Feira e do Caldo de Cana.
A abertura oficial será realizada hoje(25), das 15h às 18h, com a presença de autoridades municipais, representantes do Sindicato dos Feirantes, do Sebrae e de parceiros. Durante toda a semana, as feiras livres da cidade contarão com ações de saúde, orientação social, atividades educativas e atrações especiais. Confira a programação:
- Hoje(25) – Segunda-feira (Abertura)
Ato de abertura com participação de autoridades e parceiros. - Dia 26 – Terça-feira (Feira do Jundiainópolis)
Atendimento do Procon Móvel à população e visita institucional do Departamento de Abastecimento e do Sindicato dos Feirantes. - Dia 27 – Quarta-feira (Feira da Ponte São João)
Atendimentos de saúde com aferição de pressão, teste de diabetes e vacinas pela UGPS; orientações da UGADS às pessoas em situação de rua; atendimento do Procon Móvel. - Dia 28 – Quinta-feira (Feira do Anhangabaú)
Apresentação de propostas de melhorias de equipamentos aos feirantes pela empresa BBI-Food; atividade de ginástica laboral com alunos da ESEF; visitas institucionais. - Dia 29 – Sexta-feira (Feiras do Retiro e da Vila Liberdade)
“Projeto Feira para Todos” no bairro Retiro, com a participação de alunos da EMEB Florisa Volpe; atendimentos de saúde com aferição de pressão, teste de diabetes e vacinas; visitas institucionais na Vila Liberdade.
O encerramento da Semana do Feirante será marcado pelo Festival do Pastel de Feira e do Caldo de Cana, que acontecerá no Parque Comendador Antônio Carbonari – Parque da Uva, localizado na Av. Jundiaí, s/n – Anhangabaú, das 15h às 22h. O evento reunirá moradores, feirantes e visitantes para celebrar a tradição e a diversidade das feiras livres de Jundiaí, com muita gastronomia e atividades para toda a família.
Reconhecimento – A Semana do Feirante também destaca o papel das feiras livres como espaços de convivência, tradição e acesso a alimentos frescos e de qualidade. Para a gestora da UGAAT, Marcela Moro, esse é um momento de valorização da categoria. “A Semana do Feirante é uma forma de reconhecer todo o esforço e dedicação desses profissionais que, com muito trabalho, garantem alimentos de qualidade e acessíveis para a população. As feiras livres são espaços de encontro, tradição e convivência que fazem parte da identidade de Jundiaí, e homenagear os feirantes é valorizar uma das atividades mais importantes para a cidade”, afirma.
De acordo com o diretor do Departamento de Abastecimento da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), Ezequiel Melo, a homenagem é um reconhecimento justo. “Celebrar a Semana do Feirante é reconhecer a essência de Jundiaí! Nossos mais de 300 feirantes e as mais de 800 pessoas envolvidas nesse setor são o verdadeiro motor da economia local, gerando emprego e renda para a nossa cidade. Mais do que comerciantes, eles são a inspiração diária de garra, força e trabalho. Uma justa homenagem a quem leva frescor, qualidade e tradição para a nossa mesa todos os dias”, destacou.
VEJA TAMBÉM
PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA
ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES