HSV faz cirurgia inédita e pouco invasiva

hsv

O Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV) realizou uma retossigmoidectomia com linfadenectomia, procedimento cirúrgico de alta complexidade que consiste na retirada de parte do intestino grosso e das ínguas (linfonodos). A cirurgia foi feita através de uma videolaparoscopia, técnica minimamente invasiva.

Na videolaparoscopia são feitas pequenas aberturas no abdômen para inserir uma câmera e os instrumentos cirúrgicos. As imagens captadas são transmitidas em tempo real em um monitor, o que permite uma cirurgia mais precisa e com menos impacto ao paciente. No caso deste primeiro procedimento, a paciente apresentava lesão pré-maligna no intestino grosso e a única maneira de excluir um diagnóstico de câncer era a realização a cirurgia.

“Conseguimos agir antes que a doença evoluísse. Poder oferecer um procedimento como a videolaparoscopia na rede pública é uma conquista importante e reforça o compromisso do HSV em proporcionar o melhor cuidado possível. Além disso, o trabalho integrado, desde as consultas no Ambulatório de Especialidades até a passagem pelo Centro Cirúrgico e as Enfermarias faz toda a diferença”, afirma o cirurgião oncológico Lucas Garcia de Oliveira, que conduziu o procedimento. Além dele participaram o coloproctologista Vitor Rafael Pastro e a cirurgiã do aparelho digestivo, Daniela Ciancio Marcondes, acompanhados de médicos residentes.

Quase dois meses após o procedimento, a paciente Rosangela de Oliveira(foto acima) afirma que teve uma experiência positiva no HSV. “Sou muito grata pela experiência até aqui. Fui bem acolhida por toda a equipe e o preparo de todos e a alta tecnologia são inquestionáveis. Foi uma cirurgia complexa e sigo me recuperando e em acompanhamento no Ambulatório de Especialidades do HSV”, disse Rosangela.

“Com atenção e uma equipe especializada, seguiremos acompanhando a Rosângela, que se encontra dentro do esperado no pós-operatório. É uma satisfação imensa fazer parte da jornada dos pacientes e receber carinho em troca. É por esse motivo que escolhemos a medicina: para exercer a profissão com amor”, concluiu o cirurgião oncológico do HSV.

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES