O projeto 14949/2025, de autoria do prefeito Gustavo Martinelli, que institui o Plano Plurianual(PPA 2026-2029) já está na Câmara Municipal de Jundiaí. A proposta também trata do Plano de Metas do Governo e a Relação de Metas e Prioridades Previstas para o próximo ano. O PPA tem três partes: Visão de Futuro(estratégico), Programas(tático) e Ações(operacional). No total são 16 programas propostos por Martinelli, totalizando mais de R$ 19 milhões de investimentos.
Os programas previstos no PPA e as respectivas descrições:
– Jundiaí que Acolhe: Garantir que todas as pessoas, especialmente aquelas em situação de vulnerabilidade, tenham acesso real e efetivo às políticas públicas de direitos humanos. Reduzir as desigualdades sociais promovendo a inclusão plena na rede de proteção social, com foco em formação, geração de emprego e renda, além da garantia da segurança alimentar. Transformar as áreas mais vulneráveis da nossa cidade em espaços de acolhimento, fortalecendo a cidadania e oferecendo oportunidades reais para famílias em situação de risco social.
– Jundiaí Inteligente e Conectada: Transformar Jundiaí em uma cidade inteligente e conectada, modernizando os serviços públicos com planejamento urbano alinhado à inovação e à diversificação produtiva. Ampliar o acesso à tecnologia da informação e à comunicação, além de garantir que todos, especialmente a população de baixa renda, tenham acesso facilitado aos serviços digitais e à conectividade, garantindo a inclusão tecnológica.
– Quem Ama Cuida: Garantir ações constantes e eficientes de limpeza e zeladoria para manter Jundiaí sempre organizada e bem cuidada. Conservar a infraestrutura urbana, proporcionando a toda população acesso a espaços públicos seguros, limpos e inclusivos. Além disso, vamos fortalecer o manejo correto dos resíduos urbanos, respeitando os princípios da sustentabilidade ambiental.
– Cultura da Gente: Incentivar e valorizar as produções artísticas e culturais de Jundiaí, fortalecendo a economia criativa e promovendo seus eventos, folclore, patrimônio histórico e cultural. Resgatar e celebrar as raízes, hábitos e saberes, construindo uma identidade forte. Tudo isso em parceria com instituições e unidades da cidade, porque cultura é o que une e fortalece Jundiaí como comunidade.
– Escola da Gente: Promover uma educação de qualidade, inovadora e integrada em todas as etapas da vida, desde a primeira infância até o ensino superior, ampliando oportunidades de formação complementar, profissional e cidadã. Fortalecer a infraestrutura, valorizar os educadores, atualizar as práticas pedagógicas e fomentar parcerias para garantir o desenvolvimento integral dos estudantes e sua inserção social e profissional.
– Esporte para Toda a Vida: Promover a atividade física, o esporte e o lazer em todas as fases da vida. Oferecer uma cidade ativa, onde as pessoas ocupem os centros esportivos, parques e espaços públicos, com oportunidades para todos. Ampliar os programas esportivos educacionais, de participação, formação, alto rendimento e também o esporte adaptado, sempre em parceria com outras áreas e instituições.
– Governança Transformadora: Promover ações de governança para a sustentabilidade de um bom governo, visando uma melhor capacidade de produção e tratamento de dados com foco na eficiência das entregas. Comprometer-se com a transparência e o uso inteligente dos recursos. Profissionalizar ainda mais a máquina pública, melhorar os serviços e planejar com foco em resultados concretos.
– Desenvolve Mais Jundiaí: Tornar Jundiaí uma cidade cada vez mais competitiva e cheia de oportunidades. Atrair novas empresas, firmar parcerias estratégicas e estimular setores como o turismo, o agronegócio, a economia criativa e o empreendedorismo. Gerar empregos e renda, fortalecendo a economia local e também levando Jundiaí ao cenário internacional. Além de despertar o espírito empreendedor desde o ensino fundamental.
– Move Aí: Garantir que Jundiaí tenha uma infraestrutura viária moderna, segura e acessível, com sinalização eficiente e um sistema de transporte que funcione para todos. Buscar mobilidade eficiente, com menos acidentes e mais qualidade nos deslocamentos. Planejar a cidade para incentivar o uso de meios alternativos, como caminhar, pedalar ou utilizar diferentes formas de transporte integrado, sempre com incentivo à energia limpa.
– Habitação, Nossa Casa: Ampliar o acesso à moradia em Jundiaí, com projetos habitacionais e ações de regularização fundiária.
– Segurança Integrada: Fortalecer a segurança em Jundiaí com ações integradas, uso de tecnologia de ponta e inteligência para antecipar riscos e proteger a população. Garantir mais tranquilidade para as pessoas e mais cuidado com os espaços públicos. Em parceria com as forças de segurança, fiscalização, defesa civil e serviços de emergência, construir uma cidade segura, eficiente e comprometida com a cultura da paz.
– Jundiaí do Amanhã: Tornar Jundiaí uma referência em sustentabilidade, com planejamento urbano inteligente, preservação ambiental e uso eficiente dos recursos naturais. Ampliar o saneamento, proteger os rios, criar mais áreas verdes, cuidar dos animais e investir na educação ambiental. Incentivar a redução, a reutilização e a reciclagem de resíduos. Tudo isso para construir uma cidade que cresça de forma equilibrada, respeitando o meio ambiente e garantindo qualidade de vida para as próximas gerações.
CLIQUE AQUI E LEIA O PROJETO DO PPA NA ÍNTEGRA
– Saúde: Viva Bem: Fortalecer cada vez mais a rede municipal de saúde, garantindo atendimento humanizado, com qualidade e no tempo certo, em todas as unidades e também nas entidades conveniadas. Oferecer uma gestão responsável, que usa bem os recursos para ampliar e melhorar os serviços de saúde. Além de evoluir na prevenção, investir em inovação e fortalecer a vigilância epidemiológica.
– Eficiência Fiscal e Previdência Social: Aprimorar a gestão fiscal e previdenciária do município, assegurando o equilíbrio das contas públicas com foco na utilização eficiente dos recursos, na modernização e no fortalecimento da administração tributária, financeira e previdenciária. Envolve estudos e ações de ampliação da receita própria por meio da melhoria na arrecadação, racionalização e controle de despesas correntes e da dívida pública, aprimoramento dos mecanismos de planejamento e execução orçamentária e avaliação das políticas previdenciárias de forma a garantir a capacidade de investimento e a prestação de serviços de qualidade à população.
VEJA TAMBÉM
PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA
ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES