DESFILES: Projeto que prevê evento 15 dias após Carnaval será alterado

desfiles

A Câmara de Jundiaí votará, em breve, o projeto de lei 15047/2025, do vereador José Antônio Kachan Júnior(foto) que cria e inclui no Calendário Municipal de Eventos o Desfile das Escolas de Samba. Segundo o texto, os desfiles ocorrerão sempre 15 dias após o feriado de Carnaval. O parlamentar disse que poderá apresentar emenda para oficializar os desfiles numa data mais conveniente para sambistas e Prefeitura de Jundiaí.

CLIQUE AQUI E LEIA ENTREVISTA COM EVERSON ‘METAL’ SOBRE O CARNAVAL 2026

Desde 2023, os desfiles ocorrem depois da quaresma. O Carnaval fora de época foi adotado pela Liga Jundiaiense das Escolas de Samba(Lijunes) como forma de fortalecer o evento, atraindo mais turistas de cidades vizinhas. Segundo Everson ‘Metal’ Bellato Cirino, presidente da Lijunes, o projeto de autoria de Kachan Jr foi um pedido da própria entidade e o Carnaval temporão deve ser mantido.

“A ideia da proposta surgiu em agosto. O Kachanzinho elaborou o texto, porém, ainda não houve uma discussão. Isso deverá acontecer no final deste mês. A nossa intenção, pelo menos por enquanto, é manter os desfiles para depois do Carnaval. É fato que todo sambista quer que o desfile seja na época certa do ano. Contudo, nos enfraquecemos e agora estamos tentando ganhar corpo novamente. Se um dia os desfiles voltarem a ser tradição, com certeza voltarão a acontecer no Carnaval”, comentou Everson Metal.

A justificativa do projeto afirma que o Carnaval de Jundiaí tem tradição histórica desde 1935, sendo patrimônio cultural que mobiliza a comunidade, gera oportunidades de trabalho e renda, promove a inclusão social e fortalece a identidade cultural da cidade.

“A institucionalização dos desfiles no calendário oficial é medida de justiça cultural, que reconhece a importância dessa manifestação artística e garante sua preservação e continuidade. A instituição do evento no Calendário Municipal tem como objetivo, valorizar os artistas, músicos, costureiras, aderecistas, mestres de bateria, intérpretes, sambistas em geral e toda a cadeia cultural que constrói o evento de nossa cidade”, afirma Kachan.

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES