VÁRZEA sediará fórum da Região Turística Negócios e Cultura

várzea

A Região Turística Negócios e Cultura, que reúne Várzea Paulista e outros 10 municípios paulistas e é oficialmente reconhecida pelo Governo Estadual, já tem a sede definida para o seu 5º Fórum, em maio de 2026: Várzea Paulista. A decisão foi tomada na reunião mensal de planejamento do colegiado, realizada nesta quarta-feira (19), no Hotel Orquídea, em Várzea Paulista, com a participação de nove municípios: Caieiras, Francisco Morato, Franco da Rocha, Cajamar, Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista, Jandira, Itapevi, Carapicuíba.

A pauta do encontro mensal abordou duas exposições temáticas: a primeira sobre a institucionalização da RT (Região Turística), feita por um dos coordenadores de Projetos da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), Ulisses Sales; e a segunda para apresentar o sistema CircuitoBR, conduzida por Daniel Malk, cofundador da instituição. Os participantes também fizeram um balanço do 4º Fórum da Região Turística, promovido em Caieiras, em 21 de outubro.

O gestor municipal de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo da cidade anfitriã, Júlio Pardal, comemorou a possibilidade de sediar o encontro e próximo Fórum. “Receber a reunião da Região Turística Negócios e Cultura reforça a posição de Várzea Paulista como um município comprometido com o fortalecimento do turismo regional. Discutimos pautas importantes e saímos com resultados muito positivos, entre eles a definição de que nossa cidade sediará o 5º Fórum de Turismo da RT em 2026, com todo apoio do nosso prefeito, professor Rodolfo Braga, e vice-prefeito, João Paulo de Souza. É uma conquista de todos, que destaca nosso trabalho e reafirma o papel de Várzea no desenvolvimento integrado dos 11 municípios que compõem a região”.

O gestor executivo municipal de Cultura e Turismo de Várzea Paulista, William Paixão, também celebrou bastante o resultado dos trabalhos realizados para desenvolver o grande potencial turístico do município. “Começamos o ano com duas grandes conquistas: o lançamento da marca Turismo Várzea Paulista e a implantação da nossa primeira rota turística, a Rota das Orquídeas — marcos que abriram um novo capítulo para a cidade. Esses avanços deram ainda mais força à nossa entrada na Região Turística Negócios e Cultura, oficializada no 4º Fórum, em Caieiras. Desde então, seguimos crescendo: estruturamos o Comtur (Conselho Municipal de Turismo), cuja lei está prestes a ser aprovada, e agora celebramos com muito entusiasmo a confirmação de que seremos sede do 5º Fórum de Turismo da RT em 2026. É um reconhecimento que nos enche de orgulho e que mostra, com clareza, que Várzea está dando passos firmes rumo a um futuro turístico vibrante, integrado e cheio de oportunidades”, declarou.

O vice-prefeito e gestor municipal de Governo e Administração de Várzea Paulista, João Paulo de Souza, destacou a grande possibilidade que o município, que já tem grande industrialização e tem empresários dispostos a apoiar os projetos, possa busca recursos junto à iniciativa privada, com a ajuda muito bem-vinda da Região Turística e a experiência de seus componentes. “A gente quer ficar à disposição de vocês, mas a nossa principal vontade aqui é de aprender com vocês. Com toda certeza, vocês já têm uma caminhada maior. Entendemos que Várzea Paulista tem uma vocação que precisa ser explorada. A gente fala muito da nossa Serra do Mursa, a proximidade muito grande com a capital, a Região Metropolitana da Grande São Paulo, a Região Metropolitana de Campinas. Tenho certeza de que nós, aqui da Região Metropolitana de Jundiaí, poderemos avançar muito”, afirmou.

Dubar – A tradicional indústria de bebidas Dubar, instalada na Vila Arens, anunciou a expansão de sua planta fabril em Jundiaí. Para conhecer de perto as operações e o projeto de ampliação, o prefeito Gustavo Martinelli visitou as instalações da empresa ao lado da equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT). A expansão prevê modernização de processos, fortalecimento da capacidade produtiva e novas estratégias de mercado, alinhadas ao plano global do grupo MBWS. Para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a iniciativa demonstra a importância da cooperação entre poder público e setor privado.

Durante a visita, o prefeito Gustavo Martinelli destacou que a expansão da Dubar reforça a confiança das empresas no ambiente econômico da cidade. “O crescimento da Dubar reafirma a força da indústria jundiaiense e o ambiente seguro que a cidade oferece para investimentos. É motivo de orgulho ver uma empresa com mais de 110 anos de história continuar evoluindo aqui, gerando emprego, renda e fortalecendo a nossa economia. Jundiaí está preparada para apoiar o desenvolvimento de empresas que acreditam no nosso potencial”, afirmou.

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES