Desde que aderiu ao programa Muralha Paulista, do Governo do Estado de São Paulo, a Prefeitura de Jundiaí já contabiliza mais de 9,2 mil alertas emitidos pelo sistema de checagem de informações criminais. O mecanismo integra câmeras públicas e privadas ao banco de dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP-SP), permitindo identificar procurados pela Justiça ou envolvidos em crimes. Ao todo, mais de 130 câmeras de empresas, residências e da própria Prefeitura já estão conectadas ao sistema.
Para o prefeito Gustavo Martinelli, o avanço tecnológico é fundamental para fortalecer o trabalho diário das forças de segurança. “Jundiaí está avançando com planejamento, inovação e responsabilidade. O reconhecimento facial reforça o trabalho da Guarda Municipal e aumenta a capacidade de prevenção. A tecnologia é nossa aliada para proteger as pessoas”, afirmou.
Integração entre forças de segurança – O secretário municipal de Segurança Pública, Guilherme Balbino Rigo, destaca que o Muralha Paulista fornece informações para que o reconhecimento facial funcione de maneira eficaz. “Nosso modelo valoriza inteligência territorial, investimento em tecnologia e integração com as polícias, Ministério Público e Judiciário. Segurança eficiente é aquela que entrega resultados com transparência e responsabilidade”, explicou.
Segundo o diretor do Departamento de Inteligência, Odair Roberto Matenauer, o novo sistema já contribuiu para identificar suspeitos de diversos delitos. “A combinação de tecnologia, patrulhamento reforçado e capacitação do efetivo tem gerado resultados concretos e redução dos índices criminais em curto prazo”, disse.
O que é o Muralha Paulista – Instituído em setembro de 2024, o programa do Governo do Estado tem como objetivo conter a mobilidade criminal, elevando a probabilidade de prisão de criminosos durante seus deslocamentos. O sistema integra câmeras e bases de dados, permitindo que municípios atuem de forma coordenada e mais rápida.
VEJA TAMBÉM
PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA
ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES










