Em 2026, a Câmara Municipal de Jundiaí votará o projeto 15.089 que cria o Programa Municipal de Barreiras Verdes contra Poeira Urbana. O objetivo da proposta é a redução de poeira, melhorar a qualidade do ar e proteger a saúde da população por meio de soluções naturais de vegetação.
A proposta é de autoria do vereador Paulo Sérgio Martins. “Acreditamos que as barreiras verdes são uma solução técnica complementar e ambientalmente adequada contribuindo com a filtragem física de poeira, estabilização do solo, diminuição do retorno de partículas ao ar causado por ventos e pela movimentação de veículos, além de promover melhoria climática e incremento à biodiversidade”, justifica o vereador.
Para ele, as barreiras verdes têm custo baixo e a eficiência delas é comprovada, podendo ser implantadas gradualmente com espécies nativas ajustadas ao clima e aos solos locais, sem gerar obrigações administrativas diretas ou despesas obrigatórias ao Poder Público.
De acordo com o texto, a Prefeitura poderá criar barreiras verdes nos seguintes locais:
– Vias não pavimentadas;
– Áreas com alto fluxo de caminhões;
– Entornos de obras públicas ou privadas;
– Regiões próximas a linhas férreas;
– Áreas escolares expostas à poeira;
– Parques e praças sujeitos a ventos fortes e à dispersão de partículas.
A proposta também prevê parcerias entre a Prefeitura e entidades ambientais, universidades, associações de bairro e iniciativa privada para: doação de mudas; desenvolvimento de pesquisa sobre eficiência das barreiras verdes e ações de plantio comunitário. A implantação das barreiras terá de observar observará as normas ambientais e de arborizações urbanas vigentes, sem prejuízo das diretrizes do Plano Municipal de Arborização.(Foto: Gemini)
VEJA TAMBÉM
PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA
ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES











