Vereadores pré-candidatos: Se todos forem eleitos, renovação seria de 26%

vereadores

Enquanto o PL de Jundiaí bate cabeça para definir o pré-candidato a deputado estadual nas eleições do ano que vem, vereadores de outros partidos se articulam para a disputa. Cristiano Lopes(PP), Faouaz Taha(PSD), Romildo Antônio(PSDB) e, Dika Xique Xique(Podemos), trabalham nos bastidores. Surgiram comentários de que Zé Dias também poderia colocar seu nome à disposição do Republicanos. A assessoria de comunicação do parlamentar negou. Num cenário pouquíssimo provável em que todos conseguissem se eleger, cinco vereadores(incluindo o do PL) abririam vagas para suplentes. Seria uma renovação de pouco mais de 26%. A última vez que Jundiaí elegeu um deputado estadual foi em 2018, com Alexandre Pereira(Solidariedade). Na Câmara dos Deputados, o último eleito pela cidade foi Miguel Haddad(PSDB), em 2014.

Cristiano Lopes explicou que está refletindo sobre a pré-candidatura a deputado estadual ou até mesmo federal. “Hoje, me sinto preparado para exercer esse papel. Estou no meu terceiro mandato como vereador em Jundiaí, o que me proporcionou uma vivência profunda do Legislativo e das demandas reais da população. Além disso, tive a honra de servir como secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e como secretário de Esporte e Lazer, experiências que ampliaram minha visão  administrativa e executiva”. A Feira do Empreendedor(FENS), idealizada e implementada por ele, seria um dos trunfos para a campanha.

A pré-candidatura de Faouaz Taha está em compasso de espera. Ele depende da definição do vice-prefeito, Ricardo Benassi que analisa se sairá a deputado estadual, federal ou se não concorrerá. “Estou sempre à disposição para ajudar a cidade e região. Acredito que não podemos mais ficar sem um representante, perdemos muito sem termos um deputado eleito. Até gravei um vídeo neste ano em que afirmo que abriria mão de qualquer candidatura em prol de outras para somar, fortalecer e alcançar o objetivo o final. Até o momento, não temos nenhuma definição, estou aguardando as decisões internas e o Ricardo certamente é um bom quadro do partido”, disse Taha. Ricardo só deverá bater o martelo em abril próximo.

Romildo Antônio tem convite para deixar o PSDB, ir para o PDT e ser pré-candidato a deputado federal. “Hoje estou focado no meu trabalho na Câmara. Além disso, não posso sair do PSDB já que há a questão da infidelidade partidária. Se eu sair, posso perder o mandato”, comentou. Para ser pré-candidato pelo PDT, Romildo teria algumas possibilidade: ser expulso da legenda dos tucanos; provar na Justiça Eleitoral que sofreu perseguição política grave ou que o partido mudou drasticamente de ideologia. A legenda poderia, ainda, dar uma carta de anuência, liberando-o. Essa estratégia, contudo, não vem sendo bem aceita pelo Tribunal Superior Eleitoral(TSE). Quanto aos vereadores Dika Xique Xique e Zé Dias, o primeiro não respondeu ao questionamento do Jundiaí Agora. A equipe do vereador do Republicanos negou a possibilidade de pré-candidatura dele.

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES