PREFEITO: “Neste ano, recursos irão para o que realmente faz a diferença na vida das pessoas”

prefeito

A administração Gustavo Martinelli completa hoje um ano. Em 2025, o prefeito e a equipe dele tiveram de trabalhar com o orçamento deixado pela gestão passada. Não foi fácil, segundo ele. Para este ano, o orçamento foi elaborado pelo time de Martinelli. Segundo o chefe do Executivo, “em 2026, os recursos irão para aquilo que realmente faz diferença na vida das pessoas”. O Jundiaí Agora conversou com o prefeito. Confira:

Um ano da sua administração: o senhor enfrentou um orçamento reduzido. Quais foram as principais dificuldades nesses primeiros 365 dias, prefeito?

Um dos principais desafios foi o orçamento. Quando assumimos a Prefeitura, encontramos um orçamento que havia sido elaborado e aprovado em 2024, antes do início da nossa gestão. Isso exigiu um grande esforço de reorganização e remanejamentos internos para garantir que os serviços essenciais continuassem sendo entregues à população com qualidade. Foi um trabalho técnico, responsável e cuidadoso, sempre priorizando aquilo que impacta diretamente a vida das pessoas.

E quais foram os principais avanços e conquistas desse primeiro ano?

Foi um ano muito intenso, com muitos avanços e entregas importantes para a cidade. Na segurança pública, fortalecemos a Guarda Municipal com novas viaturas, instalamos torres de segurança, implantamos a Ronda Rural, aderimos ao programa Muralha Paulista e criamos o aplicativo da Guarda, que facilita o contato direto da população. Esse trabalho integrado entre Guarda Municipal, Polícia Civil e Polícia Militar refletiu na melhoria dos índices criminais. Além disso, também foi enviado e aprovado o projeto de lei que dá mais autonomia para Guarda Municipal. Na saúde, anunciamos novas UBSs nos bairros Vila Rio Branco, Rio Acima, Tamoio, Vila Maringá e Ivoturucaia. Destaco também o convênio com o Cismetro, que ampliou significativamente o número de atendimentos na rede municipal, além do programa “Saúde em Dia”, que chegou a realizar cerca de mil atendimentos em um único dia. A parceria com o Hospital AC Camargo trouxe mais qualidade ao atendimento oncológico, e ampliamos o número de cirurgias por meio do Hospital Regional, com mais 200 procedimentos. Na educação, avançamos com reformas, construção de novas quadras e melhorias na infraestrutura escolar. Nos serviços públicos, revitalizamos espaços de lazer, com destaque para o Parque do Corrupira, ampliamos a iluminação em LED, intensificamos o combate às enchentes com a Operação Contra Enchentes e fortalecemos as ações de zeladoria por meio do programa Quem Ama Cuida. Na habitação, iniciamos a construção de novas moradias e entregamos mais de 800 matrículas a famílias contempladas, garantindo segurança jurídica e dignidade. A Defesa Civil também foi fortalecida, com novas tecnologias e melhor estrutura. No esporte, avançamos nas obras da piscina adaptada do Bolão e em melhorias nos complexos esportivos. Também criamos o projeto para tornar o PEAMA como política pública permanente. Com o Programa Desenvolve+, incentivamos o empreendedorismo, gerando oportunidades de emprego e renda. Valorizamos os servidores municipais, que são fundamentais para o funcionamento da cidade, e lançamos a pedra fundamental do Espaço Girassóis, que será o maior jardim sensorial da América Latina, voltado às crianças neurodivergentes.  Encerramos o ano com o início do programa Centro da Gente, que marca a revitalização da região central com ações de curto, médio e longo prazo. Foi um ano de muito trabalho, aprendizado e entregas concretas. O primeiro passo de um novo ciclo construído com diálogo, responsabilidade e compromisso com as pessoas.

Prefeito, o orçamento de 2026 foi elaborado pela sua equipe. Acredita que agora será possível colocar mais a sua identidade na administração?

O primeiro ano de qualquer governo é sempre desafiador. É o momento de entender a estrutura, organizar a casa e ajustar os processos. Em 2025, trabalhamos com um orçamento que já estava definido, o que limitou mudanças imediatas de prioridade. Esse período foi essencial para compreendermos os fluxos internos, elaborarmos o nosso Plano Plurianual (PPA) e, principalmente, ouvirmos a população. Um governo participativo nasce da escuta. O orçamento de 2026 já reflete melhor essa visão: um governo que enxerga as reais necessidades da população e direciona recursos para aquilo que realmente faz a diferença na vida das pessoas.

No próximo ano haverá eleições. O senhor acredita que esse processo pode interferir na administração municipal?

As eleições fazem parte da democracia e são extremamente importantes para garantir representatividade. Ter representantes comprometidos com o município é fundamental para buscarmos recursos e investimentos que ajudam Jundiaí a avançar ainda mais. O nosso papel é seguir trabalhando com responsabilidade, focando nas entregas e respeito à população, independentemente do calendário eleitoral.

Como está o relacionamento da Prefeitura com os governos estadual e federal, prefeito?

A minha bandeira é Jundiaí. Sempre priorizo aquilo que trará melhorias e resultados concretos para a cidade. Mantemos um diálogo constante e respeitoso tanto com o Governo do Estado quanto com o Governo Federal, buscando parcerias e recursos que contribuam para o desenvolvimento do município. O foco é trabalhar juntos para avançar cada vez mais.(Fotos: redes sociais)

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES