Um desfile de carros temáticos e muita música italiana abre a programação de atividades culturais da 35ª Festa da Uva e VI Expo Vinhos de Jundiaí, hoje(18), a partir das 19h. A volta da Parada às ruas do Centro da cidade tem como objetivo divulgar o evento entre os moradores. A festa é uma parceria com a Unidade de Gestão da Cultura e Associação Agrícola. O evento será no Parque Comendador Antônio Carbonari.
Os visitantes terão uma recepção à altura do evento. As boas vindas para o pavilhão principal ficarão por conta de atores jundiaienses, que com música italiana, humor e interatividade levarão os visitantes ao universo dos antigos colonos italianos cultivadores da Uva Niagara Rosada, a estrela da festa. Temas como a colheita e encaixotamento da uva, a produção de vinho, a vida dos imigrantes na zona rural, a preparação para o encorpado almoço de domingo, a influência religiosa e a força da ferrovia na cidadeo são alguns dos temas abordados pelos artistas, todos jundiaienses e vestidos a caráter em cenários como a casa do colono, os parreirais e o galpão de encaixotamento da uva.
Também haverá exposições, vendas e premiações de uvas e vinhos, além da Gastronomia, Artesanato, os workshops enogastronômicos, brinquedos infantis, atrações musicais e artísticas, os passeios turísticos, o desfile de carros antigos e de jipes, o Encontro de Motociclistas, o passeio ciclístico, e, claro, a Pisa da Uva.
Ainda hoje, às 20h30, está programada a tradicional Pisa da Uva, com participação do grupo Stella Bianca. Amanhã (19), a programação continua no palco interno com apresentação de Artur Germano (música italiana). Às 20h30, o palco principal será invadido pelo forró da banda Kapim Kanela, enquanto no Coreto o destaque será o samba da dupla Telma & Marcola.
No dia 20 (sábado), a programação musical é extensa. No palco interno, logo às 12h30, o grupo I Cantanti d’Italia se apresenta. Às 14h está programada a Pisa da Uva com o Stella Bianca e, em seguida, às 15h30, o Studio La Danse comanda a Festa da Colheita. No fim da tarde, às 17h, o Trio Viola chega com muito sertanejo de raiz, seguido da Orquestra Jundiaiense de Viola Caipira, às 19h. Samba, teatro e apresentações de palhaços também integram a programação do dia, no Coreto. A lista completa de atividades pode ser conferida neste link: https://festadauva.jundiai.sp.gov.br/atracoes-culturais/.
Entrada: Pelo segundo ano consecutivo, a “Ação Solidária”, que consiste na doação de um quilo de alimento não perecível dentro do prazo de validade na portaria do Parque da Uva, onde haverá caixas para a coleta. A arrecadação será revertida para o Fundo Social de Solidariedade (Funss) que, atualmente, atende mais de 130 instituições cadastradas. A entrada no evento é gratuita. Em 2017, foram arrecadadas aproximadamente duas toneladas de alimentos não perecíveis durante a Festa.
Passeios – A Festa da Uva deste ano terá seis passeios motorizados entre as suas várias atrações. No sábado (20), o Clube do Fusca abre a programação, com saída do Paço Municipal, às 10h (concentração a partir das 9h), em direção ao Parque Comendador Antonio Carbonari, onde ficarão expostos para os visitantes. No domingo (21), será a vez do Clube do Carro Antigo, com o mesmo trajeto e horários.
Já no segundo fim de semana da festa, quem abre a programação de passeios são os tratores, no sábado (27), também a partir das 9h no Paço Municipal. No domingo (28), será a vez dos motociclistas percorrerem o trajeto até o parque, passando pelas avenidas Prefeito Luiz Latorre e Nove de Julho.
No último fim de semana, os ciclistas jundiaienses tomarão conta das ruas. A concentração será no bolsão da avenida Nove de Julho (embaixo do viaduto da Avenida Jundiaí), a partir das 9h, saindo em direção ao local da festa às 10h. Encerrando a série de passeios, o Clube de Jipe será a atração do domingo (04), com saída do Paço Municipal.
Workshops – Neste primeiro final de semana, o evento terá sete opções de workshops enogastronômicos, oferecidos em parceria com a Associação Brasileira das Entidades e Empresas de Gastronomia, Hospedagem e Turismo (Abresi), Associação de Restauradores Gastronômicos da Américas e do Mundo (Aregala Internacional) e a ICIF Escola Internacional de Cozinha Italiana. Para participar, basta chegar ao local com uma hora de antecedência e fazer a inscrição, que é gratuita.
No sábado (20), a partir das 14h, a renomada professora Paola Tedeschi comanda um workshop de uma hora com o tema “risotos de verão”. Em seguida, às 15h30, será a vez de Carmen Guarize ensinar aos visitantes um pouco sobre o preparo de coquetéis internacionais. “Saladas Tropicais” e “Vinhos Brancos de Verão” são os temas dos dois workshops seguintes, comandados pelos professores Celso dos Santos Silva e Daniel Ravetta.
Já no domingo (21), a professora Paola novamente abre a programação, desta vez com uma aula sobre massas italianas e sobremesas de verão, a partir das 14h. A professora Carmen também volta no domingo, agora com um workshop sobre coquetéis tropicais não alcoólicos. Fechando o dia, o professor Daniel falará sobre vinhos tintos de verão. Todos os participantes receberão um certificado ao final do workshop.
Serviço
A abertura da Festa será hoje(18), a partir das 18h. O evento segue até 4 de fevereiro, com atrações às sextas-feiras, das 18h às 22h; aos sábados, das 10h às 22h; e aos domingos, das 10h às 20h. O Parque da Uva fica na avenida Jundiaí, s/n, Anhangabaú. A entrada é gratuita. Foto: Grupo Stella Bianca
LEIA: