Wilson José Witzel, ex-juiz federal, deixou a magistratura no começo deste ano para se candidatar ao cargo de governador do Rio de Janeiro. Ele nasceu em Jundiaí. No seu perfil nas redes sociais, Witzel diz que estudou na Escola Técnica Vasco Venchiarutti (Etevav). O Jundiaí Agora tentou entrevistar Witzel, assim como localizar parentes dele na cidade. Ele não deu retorno, assim como algumas pessoas que têm o mesmo sobrenome.
O ex-juiz é pré-candidato pelo PSC. Ele mora no Rio desde os 19 anos e acredita que a experiência que teve na Justiça Federal o ajudará a governar o estado mais caótico da União, tanto no aspecto financeiro como no da segurança. “A Justiça nos ensina a resolver problemas. Somos treinados para isto. Também nos ensina a saber como a polícia deve ser e agir”, dize ele(veja vídeos abaixo gravados logo após a exoneração de Witzel do cargo de juiz federal/Portal SRzd).
Assim que chegou ao Rio de Janeiro foi fuzileiro naval. Depois servidor municipal na PreviRio até chegar à Defensoria Pública do Estado. Em 2001 assumiu como juiz federal. Primeiro, trabalhou no Espírito Santo. Depois foi transferido para o Rio de Janeiro. A expectativa é de que o jundiaiense sirva como um dos principais palanques para o candidato do PSC à presidência da República: Paulo Rabello de Castro, ex-presidente do BNDES. Para ser candidato, Witzel abandonou definitivamente a magistratura, conforme determina a legislação eleitoral. Ele foi o responsável por varas de execuções penais no Rio e também no Espírito Santo, onde foi perseguido e sofreu ameaças de organizações criminosas.
VEJA TAMBÉM
MOVIMENTO SINDICAL DEBATERÁ ‘DESMONTE DA PREVIDÊNCIA E DO INSS’