A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp/foto acima) divulgou os números de propostas apresentadas pelos quatro últimos deputados estaduais que representaram Jundiaí. Os números mostram o desempenho de Ary Fossen, Pedro Bigardi, Luiz Fernando Machado e Junior Aprillanti.
O primeiro, Ary Fossen (já falecido), ficou quase oito anos no cargo (de 1998 a 2004). Ele apresentou 84 projetos de lei, cinco projetos de lei complementar, um projeto de resolução, 189 indicações, quatro congratulações e 12 moções. Total de 295 itens. Ary deixou a Alesp e foi eleito prefeito de Jundiaí em 2004. Depois foi eleito deputado em 2010. Ele morreu em 2012.
⇓
Pedro Bigardi apresentou 37 projetos de lei, sete projetos de lei complementar, seis projetos de resolução, 19 propostas de emendas de plenário, 50 indicações, sete moções, 55 congratulações, 21 requerimentos, num total de 202 itens. Bigardi ficou três anos na Assembleia Legislativa de São Paulo. Bigardi foi eleito prefeito de Jundiaí em 2012.
⇓
O atual prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, eleito deputado estadual em 2015 e ficou no cargo por um ano e nove meses. Neste período ele apresentou 16 projetos de lei e uma congratulação. O sistema da Alesp não conseguiu levantar quantas propostas de emenda à Constituição Machado apresentou. Em 2016, ele se elegeu prefeito de Jundiaí.
⇓
O último deputado da região de Jundiaí foi Junior Aprillanti. Ele assumiu uma cadeira na Assembleia Legislativa em 2017 e ficou no cargo por ano e quatro meses e assumiu recentemente o cargo de secretário estadual de Turismo. Aprillanti apresentou 39 projetos de lei, um projeto de lei complementar, 288 indicações, seis moções, 23 congratulações, 49 requerimentos, três pareceres e um requerimento de pesar. Total de 413 itens.
Prestação de contas – Aprillanti deixou a Assembleia para assumir a Secretaria Estadual de Turismo a convite do governador Márcio França, no final do mês passado. Ele apresentou uma prestação de contas em oito páginas. Na primeira, ele informou que conseguiu mais de R$ 7,5 milhões em emendas parlamentares para toda a região de Jundiaí. Na última, o deputado licenciado reservou para as alças de acesso da via Anhanguera. Ele lembrou, na prestação de contas, que trabalho para que elas se concretizassem quando era secretário de Obras de Jundiaí, sendo o principal interlocutor da Prefeitura com o Governo do Estado e Autoban.
VEJA TAMBÉM