Quem tem mais de 40 anos com certeza ouviu o ditado: roupa suja se lava em casa. Era uma frase muito usada quando acontecia desavença na família e os parentes não queriam que o assunto caísse “na boca do povo”. Atualmente, essa postura discreta faz parte do passado, já que as mídias sociais transformaram os assuntos familiares em verdadeiras lavanderias a céu aberto. E com direito a comentários de apoio e repúdio, likes e joinhas dos amigos do Facebook e seguidores do instaram.
Não sei quando o ser humano perdeu a noção do que é público e privado e passou a escancarar a própria vida online, disponibilizando na internet todo o tipo de informação privada, às vezes íntima. Pode até ser fofinho colocar um vídeo do filho na rede para compartilhamento entre os amigos, mas a pessoa esquece que as imagens passam a ser de domínio público… aí ninguém mais tem controle, nem mesmo o coitado do filho, caso ele não queira toda essa exposição.
Mais engraçado a meu ver é aquele marido que no dia a dia nunca disse “eu te amo” para a esposa, mas no aniversário dela posta uma mensagem linda no face, com direito a corações e cupidos, só para os amigos morrerem de inveja da relação do casal. Ou aquela pessoa que não te cumprimenta na rua, mas te manda pelo WhatsApp bom dia, boa tarde e boa noite, entupindo sua caixa de mensagens. Eu dispenso… E nem preciso lembrar dos nudes trocados entre casais que acabam viralizando pelo espaço virtual.
Entre as celebridades, então, essa busca pela exposição beira a obsessão, com certeza. Tenho até uma certa pena, pois acho que pessoas que se pautam pela necessidade de serem aceitas pelos outros é, no mínimo, doentio. Casais se separam todos os dias, mas alguns artistas colocam o fim da relação em praça pública pelo Twitter e ficam esperando pela repercussão. Que dó!
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Acho que hoje o ditado “cuidar da própria vida” caiu em desuso e a cada dia que passa as pessoas estão se preocupando mais com a vida dos outros, seguindo tal figura, imitando aquela celebridade de forma obsessiva e sofrendo por não ser tão feliz quanto os amigos aparentam estar nas fotos, vídeos e lives postados na rede. Posso dizer uma coisa: tudo isso é pura ilusão.
Se me permitem, uso aqui mais um ditado para fechar esse artigo, do qual sou grande defensora: “cada macaco no seu galho”. Usar as mídias sociais para comunicação, acho perfeito. Mas transformá-la num meio de exposição pessoal sem limites, de gosto duvidoso, para obter aceitação maciça, é um atentado ao bom senso. Concorda? (Foto: quenotebookcomprar.com.br)
VÂNIA ROSÃO
Formada em jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero. Trabalhou em jornal diário, revista, rádio e agora aventura-se na internet.