A época mais doce do ano terá garantia de diversão e guloseimas no Centro e em bairros de Jundiaí. Isso porque entre os dias 16 e 18 de abril, os coelhinhos da Câmara de Dirigentes Lojistas de Jundiaí (CDL) e do Sincomercio Jundiaí e Região visitarão diversos locais da cidade e distribuirão balas.
A programação da Ação de Páscoa será realizada no período das 9 às 12h e das 13h30 às 16h30. Os lojistas e consumidores do comércio da região central serão os primeiros a receberem a visita dos coelhinhos, a partir das 9h de terça-feira (16). Depois será a vez dos bairros Caxambú e Ponte São João.
Na quarta-feira (17), o coelhinho estará nos bairros Santa Gertrudes, Vila Arens e Vila Rami. E na quinta (18), a Ação de Páscoa será encerrada região central e nos bairros Vila Rio Branco, Vila Hortolândia e Eloy Chaves.
Otimismo no setor – Na avaliação de Edison Maltoni(foto acima), para o comércio de chocolates, a Páscoa é considerada a data mais importante do calendário anual. “Além de aquecer a economia, o período movimenta as vendas no varejo e em lojas especializadas”, observa.
De acordo com previsões da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), as vendas do varejo voltados para a Páscoa em 2019 deverão crescer 1,5% em relação ao ano passado. O otimismo também é reforçado pelas entidades que representam os fabricantes de chocolates que projetam aumento de vendas na Páscoa deste ano, embalados pelo crescimento da produção e vendas do ano passado. Em 2018 foram produzidas mais de 11 mil toneladas de ovos e produtos de Páscoa, número 26% maior que o registrado no ano anterior.
Gastos com os preparativos – Levantamento realizado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio SP) mostra que o consumidor terá mais gastos com os preparativos para Páscoa neste ano. Isso porque a batata inglesa subiu 72,63%. Por outro lado, os preços dos chocolates aumentaram apenas 2,43%.
As informações são baseadas nos dados de fevereiro e março do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15) que apontou variação positiva de 4,18% no acumulado dos últimos 12 meses. Ainda segundo a Fecomercio, os pescados nacionais aumentaram 1,56%. Desta forma, a recomendação da entidade é buscar alternativas ao bacalhau que é importado e está sujeito a variações cambiais. As sugestões para a data são os peixes nacionais como pirarucu, abrótea, badejo, majuba, merluza e traíra, disponíveis em oferta mais abundante neste período.
Apoio – A Câmara de Dirigentes Lojistas de Jundiaí (CDL) e o Sindicato do Comércio Varejista de Jundiaí e Região (Sincomercio) apoiam a realização da campanha ‘Informar é legal”, idealizada pelo Procon Jundiaí e que visa a clareza dos dados relacionados a preços e outras informações nos produtos oferecidos ao consumidor.
A iniciativa, lançada nesta semana pelo órgão local, toma por base o Código de Defesa do Consumidor que estipula a informação “adequada e clara” sobre os produtos e serviços ofertados no mercado de consumo como um direito básico.
Durante o mês da abril, o Procon Jundiaí também divulgará em seu site orientações sobre os deveres de informação e as condutas que a lei exige no trato com os consumidores. O órgão também irá fortalecer as ações de monitoramento e fiscalização in loco nos estabelecimentos, a fim de inspecionar práticas como exibição ostensiva de preço, discriminação de diferenças de preços, prazos de validades e outros.
“A iniciativa do Procon Jundiaí é de extrema importância para os lojistas e consumidores. A campanha será de grande valia não só para o comércio local, como também para a população em geral que terá acesso a informações sobre produtos e serviços. Ajudaremos na divulgação da ação, inclusive para nossos associados e contribuintes”, afirma Edison Maltoni, presidente da CDL e do Sincomercio.
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