Cheio de personalidade, potente, estável e transmitindo sensações de segurança e robustez ao rodar, o C4 Cactus prova que ainda há vida inteligente na indústria automotiva, que de uns anos para cá pauta seus novos modelos em fórmulas de sucesso dos concorrentes.
Ele é realmente diferente! A carroceria larga, meio achatada, não passa a impressão comum aos SUVs de você dirigir acima dos outros motoristas. Mesmo assim, ele é alto o suficiente para rodar tranquilo pelas armadilhas urbanas, com valetas, lombadas e buracos de todos os tamanhos, tipos e profundidades, muito além do que nossa imaginação consiga projetar… A frente chama a atenção com as lanternas de LED ocupando o lugar dos faróis e os faróis disfarçados de “milhas”, no meio do para-choques. Tá bom, essa solução já aparece em outros modelos, como a picape Toro, da Fiat. Mas esse é um pequeno detalhe, já que o conjunto é realmente diferente.
O espaço interno agrada tanto quem vai nos bancos dianteiros, quanto quem viaja atrás. Esqueça o aperto do terceiro passageiro, aquele pobre coitado que precisa ir no meio. Tem espaço para ombros, pernas e ninguém bate a cabeça no teto. Bobagem? Se você é um pouco mais alto que a média, experimente sentar no banco traseiro dos SUVs que aderiram a essa moda do teto fastback, com aquela queda pronunciada…
Ao volante do C4 Cactus a gente tem a nítida impressão de que está ao volante de um carro mais robusto, fortão! O motor THP, turbo, com injeção direta, da versão que o AutoMotori avaliou, despeja 173 cavalos de potência nas rodas com vontade.
O torque, que é a força do motor, você já sente com o conta-giros aos 1.500 RPM, bem pertinho da marcha-lenta…São 24,5 kgfm, que traduzindo para o mundo real representam um coice, que faz você colar no banco cada vez que resolve fazer graça e atolar o pé até o fundo no acelerador…
Se você é como eu, que gosta de rodar mansinho, no ritmo do trânsito, a transmissão automática de 6 velocidades faz as trocas na hora certinha, suave, sem trancos ou solavancos. Ah, mas quer ver se o Cactus anda? Então na hora que você chama o motor e ele responde. Nessa hora o câmbio faz as trocas de forma mais agressiva, com pegada esportiva.
Nas curvas, em velocidades mais altas vem outra boa surpresa. O Cactus é equilibrado, com a suspensão equalizando altura e rigidez na medida. Com ele você não fica com aquela sensação, comum nos SUVs e Crosoveres, de que o carro não vai fazer a curva. Isso acontece nos carros mais altos porque a carroceria rola no seu eixo, fazendo o carro balançar de um lado para o outro. Como o Cactus é bem acertado, ele rola na medida, passando mais segurança aos passageiros.
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O design inusitado da carroceria também aparece no interior, com linhas agradáveis do painel e que fogem um pouco da mesmice. Multimídia com conectividade que permite espelhar tanto iPhone quanto celulares com sistema operacional Android, som bem caprichado. Todos os comandos estão bem à mão e os bancos são largos e confortáveis.
O C4 Cactus é realmente uma boa surpresa e, a julgar pelas reações e sorrisos de motoristas e pedestres que cruzamos pelas ruas, este crossover simpático e diferentão já começa a cair no gosto do consumidor. A versão Shine, automática, com motor THP, que nós avaliamos custa R$ 104.129,00. ©Joaquim Rimoli | AutoMotori