O valor das PIADAS

PIADAS

Na Literatura, há controvérsias se piadas se encaixam, ou não, em algum gênero literário.
Considerando os gêneros miniconto e microconto, poderemos afirmar que sim. Há piadas muito criativas que são utilizadas, até na neuróbica, como atividades para oxigenação dos neurônios.

Assemelham-se a minicontos, onde se emprega o minimalismo, requerendo uma boa dose de criatividade. Um miniconto que atravessa décadas é o do famoso escritor Ernest Hemingwey:

“Vende-se um par de sapatos de bebê. Nunca usados”.

Quem escreve precisa tomar cuidado para não ser prolixo e entrar na verborragia gráfica, que pode tornar a leitura monótona e sem atrativos.

Piadas são, também, um meio de ganhar a vida. Quantos humoristas fizeram e fazem fama com elas! Alguns são os próprios autores, outros lançam mão das já conhecidas e, dependendo do jeito de contá-las, provocam risadas na plateia.

O berço das piadas foi a Grécia e os escolhidos para serem satirizados eram os seus inimigos. Depois, na Idade Média, apareceu a figura do “bobo da corte” que desempenhava a função de comediante e, fazendo gracejos para as famílias nobres rirem, dali tirava seu sustento. Nada tinha de bobo, era o artista da época!

Ainda nessa época, em Portugal, foram criadas canções cômicas, com efeitos críticos, chamadas Cantigas de Maldizer e Escárnio. Extrapolaram na dose e houve repressão da Igreja porque eram ofensivas à moral – assunto bem atual em pleno século 21!

O tempo passou e, com o Renascimento, veio a liberação. François Rabelais publicou livros como Gargântua e Pantagruel, reunindo sátira, comédia e exagerando no humor obsceno, mas tudo renascia e era permitido…

Excluindo-se piadas obscenas e preconceituosas – que consideramos de mau gosto – esse gênero de literatura é capaz de proporcionar momentos descontraídos e, algumas vezes, afastarem a tristeza e a amargura.

Lembro-me do famoso humorista Juca Chaves(foto) contando que, quando seu pai estava moribundo, para alegrá-lo, ele só encontrava um jeito: contar piadas. Isso levava seu pai a uma expressão facial de alegria, ficando inesquecível em sua mente. Acho que Deus também gostou de ideia porque o homem entrou sorrindo no Céu!

MAIS ARTIGOS DE JÚLIA FERNANDES HEIMANN

VIVA O POVO BRASILEIRO

A HISTÓRIA DE JINGLE BELLS

GENTILEZA GERA GENTILEZA

Assim pensando, no ano passado, publiquei um livro denominado: “Cem Piadas Sem Dono”, que poderá ser lido por pessoas de qualquer idade. Com ele, tento alegrar as pessoas, em algumas, apenas sugeri o final para fazê-las pensar.

Para aguçar a curiosidade, leitor estas:

O marido pergunta à esposa:

– Querida, quando eu morrer você vai chorar muito?

Ela responde:

– Sim, claro, eu choro por qualquer coisa!

*

O garotinho de seis anos chega para o pai e pergunta:

– Papai, de onde eu vim?

Vixe! E agora? Pensou o pai. Meio encabulado, fala:

– Joãozinho, tudo começou com uma sementinha…e, durante meia hora foi tentando explicar.

Quando terminou, o menino disse:

– Ah, papai, entendi, é que na minha classe tem um menino que veio de Sorocaba, outro de Santos e outro do Rio de Janeiro…

*

Um rapaz para o carro e, ainda com o celular na mão, vai entrando na igreja. Pergunta ao padre que está à porta:

– Aqui eu posso falar com Deus e vê-lo?

O padre responde:

– Se quiser falar com Ele, desligue o celular e fale! Se quiser vê-lo, continue a dirigir com o celular ligado!

***

Nos próximos finais de semana haverá a 37ª. Festa da Uva. Estaremos com o estande número 16, Literatura de Jundiaí, expondo e vendendo livros. Quem buscar alegria e oxigenação do cérebro, apareça por lá! A visita será uma imensa alegria para os escritores de Jundiaí!


JÚLIA FERNANDES HEIMANN

É escritora e poetisa. Tem 10 livros publicados. Pertence á Academia Jundiaiense de Letras, á Academia Feminina de Letras e Artes, ao Grêmio Cultural Prof Pedro Fávaro e á Academia Louveirense de Letras. Professora de Literatura no CRIJU. (Ilustração: edgarebrochristmassongs.blogspot.com)


VEJA TAMBÉM

AMIGO VALE OURO NA FISK DA RUA DO RETIRO. CONFIRMA ESTA PROMOÇÃO!!!

ESCOLA PROFESSOR LUIZ ROSA, DE OLHO NO ESTUDO E NO MERCADO DE TRABALHO

DENTES: GRÁVIDAS DEVEM CUIDAR MUITO BEM DELES. VEJA O VÍDEO COM A GINECOLOGISTA LUCIANE WOOD

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES

PRECISANDO DE BOLSA DE ESTUDOS? O JUNDIAÍ AGORA VAI AJUDAR VOCÊ. É SÓ CLICAR AQUI