INOVAÇÃO na volta às aulas

INOVAÇÃO

Aproximadamente 3,5 milhões de alunos matriculados nas mais de 5 mil escolas da rede estadual de ensino voltam às aulas na próxima segunda-feira, 3 de fevereiro. A ansiedade é grande, principalmente daqueles que começam a jornada nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; muitas novidades e um universo a ser desvendado. Mas, este ano, excepcionalmente, a expectativa também é grande para cerca de 2 milhões de alunos de 3,8 mil escolas estaduais de ensino regular, que estudam nos Anos Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, e que passarão a ter uma jornada ampliada, com sete tempos de aula diários de 45 minutos cada, ao invés de seis tempos diários de 50 minutos, além de atividades educativas mais contemporâneas como eletivas, tecnologia e projeto de vida, entre outras novidades. É o programa Inova Educação, com muitas novidades na volta às aulas.

A ampliação da jornada escolar regular visa a criação de mais oportunidades para que os alunos desenvolvam sua autonomia, protagonismo, aprendizagem e desenvolvimento pleno. Assim, os estudantes passam a ter 5h15 de aula/dia, para completar os sete tempos diários. A inclusão dos tempos de aula permitem introduzir no ensino regular duas aulas de Projeto de Vida, duas de Eletivas e uma de Tecnologia, preparando os alunos para alcançar seus objetivos. Além disso, no ano, a adição de tempos representa 50 horas de aulas a mais no currículo, ou seja, os alunos passam de 1 mil horas de aula para 1.050 horas no ano.

OUTROS ARTIGOS DE VALÉRIA NANI

REFLEXÃO

ANO NOVO, VIDA NOVA?

QUEM SÃO OS ANIMAIS?

As mudanças fazem parte do programa Inova Educação, anunciado em 2019 pela Secretaria da Educação do Estado, e que coloca os alunos no centro do processo de aprendizagem, promovendo o engajamento e o protagonismo juvenil. Desta forma, o estudante poderá se desenvolver plenamente a partir de habilidades cognitivas e socioemocionais. Também é uma forma de ampliar para toda a rede as experiências e práticas bem sucedidas do Programa de Ensino Integral (PEI) e da Escola de Tempo Integral (ETI). Desde o anúncio do programa, professores, diretores, professores coordenadores e funcionários da escola vêm sendo capacitados para a nova missão. E, motivados, colocarão em prática todo o conhecimento adquirido.(Secretaria de Educação do Governo de SP/Flickr)


VALÉRIA NANI

É jornalista pós-graduada pela PUC-Campinas e trabalha como assessora de imprensa.

 


VEJA TAMBÉM

GINECOLOGISTA LUCIANE WOOD EXPLICA AS CAUSAS DA DOR NAS MAMAS. VEJA VÍDEO

CONHEÇA OS CURSOS PROFISSIONALIZANTES DA FISK DA RUA DO RETIRO

ENSINO MÉDIO DA ESCOLA PROFESSOR LUIZ ROSA ESTÁ PREPARADO HÁ DÉCADAS PARA MUDANÇAS PROPOSTAS PELO MEC

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES

PRECISANDO DE BOLSA DE ESTUDOS? O JUNDIAÍ AGORA VAI AJUDAR VOCÊ. É SÓ CLICAR AQUI