ÁRVORES de Natal defenestradas e seus vestígios

Para quem acha que um mês depois do natal ele já ficou no passado, provavelmente não é obrigado a se confrontar diariamente com os pinheiros que fizeram parte desta festa e agora ainda, no fim do mês de janeiro, dividem o espaço da calçada, parques e afins com os pedestres, como acontece aqui em Berlim. O problema maior, no entanto, nem é o incômodo e a sujeira que as árvores deixam mas o fato de, ao descartarem as mesmas tardiamente também se impede que tenham um fim mais “ecológico”.

Quando os pinheiros são descartados no inicio do mês, são recolhidos por carros especiais que os fazem virar energia ou comida para animais dos zoológicos. A empresa de lixo daqui, a BSR, oferece duas datas para a coleta e pede ainda que as árvores não tenham mais nenhum objeto de decoração para que possam ser trituradas. Fora da data acabam ficando nas ruas até que alguém avise a empresa e acabam indo para o lixo normal.

Se atualmente já se discute se faz sentido plantarem as árvores para servirem apenas como decoração de natal e depois virarem lixo, descartar de forma inadequada acaba sendo mais um problema para o meio ambiente.

Outra cena que só se presencia nesta época do ano, é quando alguém resolve defenestrar o pinheiro, ou seja, literalmente atirá-lo pela janela. Para evitar que os vestígios da mesma fiquem espalhados pelas escadas e elevadores dos prédios, muitos optam por jogá-los direto da janela do apartamento na rua ou no pátio do prédio. O conselho ai, é contar com ajuda de alguém que vá até a rua ou pátio para avisar quem estiver passando para esperar até que o pinheiro alcance o chão. E, por via das dúidas, ter um bom seguro contra terceiros atualizado, caso a árvore acabe então, sem querer, danificando algo lá embaixo.

Berlinale – Começou a exibição de filmes que estarão na próxima Berlinale, o Festival de Cinema de Berlim. Restrito à imprensa e outros interessados que estão credenciados no festival de cinema de Berlim, a exibição visa principalmente facilitar aos profissionais que durante o festival estarão na correria para conferir a maior parte das centenas de longas e curtas. Críticas sobre os filmes são, no entanto, proibidas até que os mesmos tenham sido exibidos pelo menos uma vez no evento, que ocorre no final de fevereiro.

Cinema brasileiro – Pela 15ª vez ocorre o Cine Brasil no mês de janeiro. Um festival organizado pelo brasileiro Sidney Martins com filmes nacionais que durante uma semana são exibidos em diferentes cidades europeias, começando aqui em Berlim.

São mais de 10 longas, este ano, entre eles, “O Beijo no Asfalto”, clássico dos anos 80 baseado na obra de Nelson Rodrigues que teve uma nova versão feita em 2018.


SANDRA MEZZALIRA GOMES

Jornalista jundiaiense. Mora na Alemanha há 20 anos

 


VEJA TAMBÉM

CORONAVÍRUS: DRA. LUCIANE WOOD EXPLICA COMO EVITAR30

CONHEÇA OS CURSOS PROFISSIONALIZANTES DA FISK DA RUA DO RETIRO

ENSINO MÉDIO DA ESCOLA PROFESSOR LUIZ ROSA ESTÁ PREPARADO HÁ DÉCADAS PARA MUDANÇAS PROPOSTAS PELO MEC

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES

PRECISANDO DE BOLSA DE ESTUDOS? O JUNDIAÍ AGORA VAI AJUDAR VOCÊ. É SÓ CLICAR AQUI