Você fez um empréstimo que agora está atrapalhando sua vida e tirando o sono? O terapeuta financeiro Pedro Braggio tem dicas importantes que podem ajudar. Assista ao vídeo:
PEDRO BRAGGIO
Autor do livro “Dinheiro é Bom e eu Gosto” e coautor do livro “Empreendedor Total”. É educador e terapeuta financeiro há mais de 25 anos. Graduado em Ciências Contábeis e especialista em finanças. Professor de graduação e pós-graduação nas áreas de finanças e empreendedorismo. Ministra palestras de Reeducação financeira em Universidades, empresas e outras entidades em todo o Brasil.(Foto: www.vlr.vn)
QUAL É A DIFERENÇA DE EMPRÉSTIMO E FINANCIAMENTO???
Apesar de serem parecidos, as duas opções de crédito têm características diferentes. Os dois são um contrato com um banco ou uma financeira para emprestar dinheiro ao cliente.
Finalidade – O empréstimo não tem uma finalidade específica. Você pode usar o dinheiro para pagar outras dívidas mais caras ou para alguma conta do dia a dia. Já o financiamento tem um objetivo efetivo, seja a compra de um imóvel, de um carro ou mesmo para compra de materiais de construção.
Juros – Outra diferença entre as duas opções financeiras é a taxa de juros. Quando o banco ou financeira não tem garantia que o pagamento será feito em dia, geralmente os juros são mais altos. Por isso, é comum que as taxas do financiamento sejam menores do que as dos empréstimos.
Praticidade – Outro ponto de diferença entre os dois modelos é a burocracia e a quantidade de documentos para fechar o contrato. As finalidades do financiamento fazem com que seja necessária uma comprovação muito maior de como o dinheiro será usado. No caso do empréstimo, como não é preciso dar justificativas, os bancos e financeiras fazem apenas a análise de crédito. Uma forma de fazer essa análise é por meio do score de crédito.
Seu bolso – A primeira dica antes mesmo de conferir as opções de empréstimo é saber se o seu bolso aguenta. Você tem que saber quanto ganha e quais gastos já fazem parte do seu dia a dia. Assim, dá para ter ideia de quanto você poderia pagar sem comprometer o seu orçamento. É importante não usar totalmente a sua capacidade de pagamento. Afinal de contas, nunca se sabe quando você vai ter uma despesa extra.
Custos – O ponto mais importante quando você for pedir um empréstimo são as taxas de juros. Além do valor de cada parcela, você precisa ficar de olho no Custo Efetivo Total (CET). É ele que indica outras taxas que podem fazer parte do montante.
Prazo – Outro item fundamental ao pedir um empréstimo é o tempo que você precisará para quitar todo o valor. Lembre-se de que os juros estarão aumentando o montante que você terá para pagar.
Multas – Antes de assinar o contrato, confira atentamente se haverá multa em caso de atraso no pagamento e qual é o percentual ou valor que será cobrado. Assim, se você pode analisar o quanto o empréstimo pode ficar mais caro se você não conseguir pagar na data. Por isso também é fundamentar saber se o empréstimo vai caber no seu bolso antes de assinar o contrato.
Golpes – As armadilhas dos bandidos podem ter diferentes apresentações. Uma delas é um empréstimo com juros muito abaixo do mercado e forma de pagamento facilitada. O sinal de que pode se tratar de um golpe são os pedidos de depósito antecipado para a liberação do dinheiro. Por isso, nunca faça depósito inicial para obter empréstimos, principalmente se for em contas de pessoas físicas, e não empresas.
Como fazer um empréstimo pela internet – É possível contratar empréstimos sem sair de casa, mas você deve se certificar de que a empresa é confiável. Antes de pegar o dinheiro emprestado, avalie de verdade quanto você precisa e se terá condição de pagar o montante.
Outras dicas – Desconfie de ofertas muito vantajosas e facilitadas ou que não façam análise de crédito; pesquise e avalie todas as opções disponíveis para encontrar o empréstimo que melhor atende às suas necessidades;não forneça os seus dados pessoais – nem mesmo cópia – para pessoas ou empresas desconhecidas; só peça empréstimo de instituições autorizadas e certifique-se de que é a empresa, e não alguém se passando por ela; nunca assine qualquer documento – principalmente um contrato – sem ler e entender o que está escrito; evite pegar empréstimo de empresas desconhecidas e que não tenham uma sede física.
Pesquise em mais de um local o valor do crédito, as taxas de juros e o prazo para pagar. Avalie os pontos a favor e contra de cada um dos locais, para escolher qual é o melhor para você. Texto: Joyce Carla, editora do Serasa Ensina
VEJA TAMBÉM
ENSINO FUNDAMENTAL II DO ROSA TEM INFORMÁTICA. VEJA VÍDEO
ACESSE FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES
PRECISANDO DE BOLSA DE ESTUDOS? O JUNDIAÍ AGORA VAI AJUDAR VOCÊ. É SÓ CLICAR AQUI