Você precisa aprender a dizer NÃO. Saber negar é uma arte.

você precisa

Quantas vezes apenas para agradar alguém concordamos com algo que acaba não nos agradando? Tentar ser legal sempre pode não ser legal, no entanto, saber impor limites poderá gerar uma revolução em sua vida. Você precisa aprender a dizer não. Saber negar é uma arte.

Sabe aquele ser, que parece um amor de pessoa? Pois é: agrada a todos, sempre diz sim, aguenta brincadeira chata, aceita a pior parte de um trabalho justamente porque não consegue dizer não para ninguém. Mas vive se desagradando, se sentindo obrigado a fazer o que não está com vontade naquele momento e tem medo de ser rejeitado ou perder a amizade do outro. Isto é muito limitador.

Desenvolver firmeza nas atitudes pode transformar a sua vida. Antes de dizer não, é comum imaginar todos os obstáculos que podem surgir no caminho. O medo de ser rejeitado não é fácil de ser combatido, parece até um fantasma.

Todo mundo tem medo de dizer não, porém algumas pessoas têm um medo maior do que outras. Para elas o não parece ser agressivo, então será mais fácil sofrer por dentro e se sujeitar a colocar a vontade do outro acima da própria vontade.

Na verdade, a imaginação mora atrás do medo. O olhar negativo sobre as consequências do não, no comportamento do outro, como por exemplo imaginar que possa ficar bravo, ofendido, agressivo, ostensivo ou magoado não passam de fantasmas. Assim como imaginar que o outro possa nos rejeitar por causa de uma negação. Afinal, o que poderia acontecer de pior caso acontecesse uma real rejeição? Como seria a tal rejeição? E por quanto tempo ela duraria? Alguém já disse que a imaginação é a louca da casa. Ou você a domina e direciona ou ela quem te dominará.

Aprendemos que temos que ser legal e agradar a todos para ganhar aprovação dos outros. Não temos o não como algo natural e necessário para impor limites e viver, porém ele é muito necessário para nossa autoestima e saúde emocional e mental, inclusive para os relacionamentos, mesmo que a princípio não pareça.

Desenvolver habilidades para dar respostas rápidas e facilidade para sustentar posições contrárias, de alguém mais dinâmico na comunicação é interessante, poque fortalece laços, dá segurança e liberdade para se tornar autêntico e sincero.

Se libertar dos fantasmas, lembrando que nem Jesus agradou a todos, pode fazer uma diferença na hora de precisar dizer não. O receio ou medo de dizer não, na maioria das vezes tem origem em duas falsas premissas.

Primeira, confundir a rejeição de um pedido com rejeitar a pessoa. E rejeitar um pedido não significa que estamos rejeitando a pessoa. Segunda, uma forma de “achismo”, superestimando alguma dificuldade do outro em aceitar a recusa.

Na maioria das vezes, as pessoas ficam satisfeitas com uma negativa ou recusa sincera e dita de maneira clara. O que acaba, por muitas vezes até aprofundando relacionamentos porque dá liberdade para expressar os sentimentos, e em futuras negativas evitando ressentimentos.

É provável não ser fácil, para você que ainda não consegue dizer um não, de começar. Mas pense em se tornar mais sincero e colocar-se em primeiro lugar.

Seis maneiras de dizer não com elegância – Dr Trevor Powell:

1- O “não” simples e direto
O objetivo aqui é dizer “não” sem se desculpar. O problema é da outra pessoa, e você não deve deixar que ele ou ela o transfira para você.
“Não, eu não quero mesmo”. Quando dito sem rodeios, um simples “não” pode ser muito eficiente com um vendedor agressivo.

2- O “não” que leva em conta
Nesta técnica, você leva em conta o conteúdo e o sentimento do pedido, mas acrescenta sua recusa no final. “Sei que isto é urgente, mas não posso ir ao correio hoje”. Dizendo “não” desta maneira firme, você encerra o assunto e não dar margem a futuras negociações.

3- O “não” que explica
Neste método, você rapidamente explica a sua recusa.
“Não posso ir hoje à tarde, porque vou visitar um amigo”. Este é um bom método para usar quando você tem uma boa razão para recusar, e não quero ofender. Com ele, você não dá margem a maiores negociações.

4- O “não” que não recusa
Um jeito de dizer “não” sem recusar totalmente.
“Não posso ir hoje, mas posso ir amanhã cedo”. Este “não” não é definitivo, e deixa aberta uma possibilidade. Sol use esta técnica quando puder mesmo atender ao pedido mais tarde.

5- O “não” que pergunta
Este não é um “não” definitivo – é um convite à negociação.
“Tudo bem para você se eu for em outra hora?”. Use esta técnica quando quiser atender ao pedido, mas não no momento que está sendo exigido.

6- O “não” disco quebrado
Neste método você repete sem parar a sua negativa.
“Não, eu não posso ir”.
“Ah, por favor, elas precisam disso ainda hoje”.
“Não, eu não posso ir”. Este é um ótimo método para usar com pessoas insistentes.

OUTROS ARTIGOS DE ROSELI SANTOS DE OLIVEIRA

ESTRESSE

RAPPORT

DEZEMBRO DE 2020

Sugestões de leitura:

Limites. Quando dizer SIM quando dizer NÃO – https://amzn.to/3jD7FCV
A Coragem de NÃO agradar – https://amzn.to/3p4xjBC
A Arte de dizer NÃO – https://amzn.to/3paSQbK(Foto: reprodução/esbrasil.com.br)

ROSELI SANTOS DE OLIVEIRA

Psicopedagoga,Terapeuta Cognitivo Comportamental. Trainer em PNL,  Life & Executive Coach, licenciada em EMDR, Terapia dos Esquemas. Facilitadora licenciada da Educação Emocional Positiva. Consultório: Avenida Nove de Julho, 3575, sala 208 – Jundiaí (Maxime Office Tower). Whatsapp – (11) 9 9989 2462Site: www.corpo-mente.psc.br – Inscreva-se no canal https://cutt.ly/UhiT82Q

VEJA TAMBÉM

CONTROLE DE PESO E ALIMENTAÇÃO PARA GESTANTES. ASSISTA A MAIS UM VÍDEO DA GINECOLOGISTA LUCIANE WOOD

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES

PRECISANDO DE BOLSA DE ESTUDOS? O JUNDIAÍ AGORA VAI AJUDAR VOCÊ. É SÓ CLICAR AQUI