PACIÊNCIA E PREVISIBILIDADE: O ‘chuveiro’ e a mulher de sombrinha…

paciência e previsibilidade

Sebastião Salgado, um dos grandes da fotografia, diz que para ser um bom fotógrafo é preciso ter uma série de características. Paciência e previsibilidade estão entre elas. Sim, paciência! Porque as coisas não acontecem na hora que queremos nem da maneira que queremos. Também é preciso ter uma certa capacidade de prever o que irá ocorrer e esperar que a imagem apareça na sua frente para ser registrada.

Cada época do ano tem suas próprias pautas e como a previsão do tempo ganhou destaque ultimamente, fotos para  reportagens sobre o frio ou o calor são muito comuns. Contudo, a maioria dos fotógrafos não gostam de fazê-las. São pautas burocráticas, necessárias mas normalmente publicadas sem muito destaque e não exige muito destes profissionais. São quase um castigo: sair às ruas procurando alguma situação que revele a intensidade do inverno ou do verão, por exemplo.

Numa destas pautas durante um verão particularmente quente em São Paulo, sai do jornal com uma ideia na cabeça após ter visto um outdoor na rua: uma publicidade de chuveiro despejando um gigantesco jato de água!

Pensei em fazer a foto com alguém passando por debaixo do jato, era boa ideia, ia ficar interessante. Cheguei ao local onde estava o outdoor e fiquei esperando, esperando, esperando. Foram 40 minutos parado sob o sol, aguardando alguma coisa acontecer e nada. Já estava desistindo quando uma mulher passou por mim com uma sombrinha. Pensei que seria muito legal se ela atravessasse a rua e passasse embaixo do ‘chuveiro’.

Mas ela caminhava na calçada do outro lado da rua e parecia que seguiria em frente. De repente, ela parou na faixa de pedestre e começou a atravessar a rua indo na direção do outdoor. Mas ainda faltava ela virar na direção dele. Ajustei a câmera, fiz um enquadramento deixando um espaço para que a mulher coubesse bem embaixo do jato d’água e quando ela apareceu no visar fiz a foto. Uma só. A foto saiu na capa do Estadão, dei uma entrevista na Rádio Bandeirantes falando sobre a foto e ganhei um chuveiro igual ao do outdoor. Paciência e previsibilidade!!!

ARI VICENTINI

Repórter-fotográfico desde 1989, com passagens pelo Estadão e Jornal da Tarde. Foi fotógrafo e editor de fotografia do Diário Lance, atualmente é professor de Fotojornalismo na Faculdade Cásper Libero. É jundiaiense.

VEJA TAMBÉM:

CONFLITOS DE GERAÇÕES: ASSISTA AO VÍDEO DA GINECOLOGISTA LUCIANE WOOD

ACESSE FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES

PRECISANDO DE BOLSA DE ESTUDOS? O JUNDIAÍ AGORA VAI AJUDAR VOCÊ. É SÓ CLICAR AQUI