A recém-criada Região Metropolitana de Jundiaí, a RMJ, fará com que a área de Saúde não esteja mais vinculada a Campinas. Durante a pandemia este foi um dos pontos mais questionados pelas prefeituras da região: enquanto Jundiaí, Várzea Paulista, Campo Limpo, Jarinu, Itupeva e Louveira apresentavam índices que permitiriam a permanência dos comércios abertos, os números preocupantes de Campinas faziam com que todos os municípios tivessem que fechar as lojas que não eram consideradas prioritárias.
Este tema, inclusive, chegou a ser levado ao Palácio dos Bandeirantes pelo prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado. Nada adiantou. A então Aglomeração Urbana de Jundiaí continuou seguindo os indicadores da Diretoria Regional de Saúde(DRS) de Campinas. Com a RMJ, Jundiaí e cidades vizinhas passarão a ter medição própria de indicadores epidemiológicos. Também será possível discutir a criação de uma Diretoria Regional de Saúde para atender as sete cidades, não estando mais dependente da DRS de Campinas. Desse modo, os medicamentos vindos do Estado – incluindo vacinas – passariam a ser recebidos pela DRS local.
Outro possível avanço é a formação de uma Câmara Temática da Defesa Civil da Região de Jundiaí, como já existe hoje na Região Metropolitana de Campinas. Isso permitiria a criação de planos regionais, com maior alinhamento dos municípios para o combate às catástrofes naturais e outras intempéries. Além disto, com uma região metropolitana é possível buscar investimentos internacionais em diferentes áreas, como infraestrutura e meio ambiente.
Reuniões – A Prefeitura de Jundiaí informa que deve ser definida a programação reuniões com o Estado, além das cidades integrantes, para a elaboração de uma agenda comum. Com a aprovação do projeto de lei que cria a Região Metropolitana de Jundiaí, com cerca de 800 mil habitantes, passam a ter vantagens no desenvolvimento econômico regional e na aplicação de políticas públicas pensadas para todas as cidades, em áreas como Saúde, Habitação, Segurança, Meio Ambiente, entre outras.
VEJA TAMBÉM
ESPAÇO PARA ERRAR AJUDA NAS DESCOBERTAS, AFIRMA EX-ALUNO DA ESCOLA PROFESSOR LUIZ ROSA
ACESSE FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E
PRECISANDO DE BOLSA DE ESTUDOS? O JUNDIAÍ AGORA VAI AJUDAR VOCÊ. É SÓ CLICAR AQUI