O número de acidentes envolvendo trabalhadores em Jundiaí teve aumento de 0,7% neste primeiro trimestre, comparado com o mesmo período do ano passado. A informação é do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest).
Nos três primeiros meses do ano passado ocorreram 1.234 casos. Neste ano foram 1.243 registros de acidentes envolvendo trabalhadores.
Ainda segundo o Cerest, os segmentos com maior incidência de acidentes são o comércio varejista, a indústria metalúrgica e o setor público. Na maioria dos casos, os trabalhadores sofrem ferimentos nos braços e mãos.
LEIA TAMBÉM:
SAIBA O QUE ABRE E FECHA NESTE FERIADO DE 1º DE MAIO
Levantamento do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Jundiaí também aponta as principais causas destes acidentes: desatenção, ausência de procedimentos específicos e falta de cumprimento das determinações prescritas nas Normas Regulamentadoras (NRs).
As denúncias chegam ao Cerest por diversas vias (156, telefone, email ou pessoalmente) e são averiguadas e adotadas medidas previstas no Código Sanitário Estadual, e quando não são de competência do Cerest, as mesmas são encaminhadas a quem de direito para que sejam tomadas as providências cabíveis.