ADAPTAÇÃO necessária em quase 4 meses de isolamento

A quarentena no Brasil já passou bem mais dos 100 dias, na verdade estamos próximos aos quatro meses de isolamento social. Nestes meses precisamos nos acostumar a muitas coisas. É interessante observar a capacidade de adaptação que o ser humano tem. Quando observo isto acho fantástico. Lidar com mudanças tão grandes, ambientais, físicas, mentais e emocionais, tudo imposto por um pequeno vírus e de um dia para o outro uma situação nunca imaginada.

Tivemos que aprender muitas novas maneiras de enfrentar os medos, as inseguranças, de fato passamos por um período que requer muita resiliência e flexibilização, um belo teste para encontrar meios de se viver o melhor possível.

Foi preciso aprender a fazer coisas novas e deixar de fazer outras coisas que eram tão habituais, mudança drástica na rotina, as crianças em casa, separação física da família e dos amigos, sem passeios, sem viagens, sem visitas sem o costumeiro social. Mudamos hábitos, nossa forma de trabalhar e outros ficaram desempregados, pessoas por todo lado se reinventando.

Por outro lado, novas formas de trabalho, de estudo, famílias se unindo e outras se dissolvendo. É a primeira vez, que nossa geração conhece algo assim, totalmente diferente, na verdade inusitado.

Podemos observar que novos caminhos foram abertos, estamos aprendendo a valorizar outras coisas, talvez coisas simples. Sem o social, o momento nos pede para que aprendamos a voltar mais para dentro de nós, repensar os valores das nossas vidas, é a oportunidade de aprender a lidar com nossas fragilidades.

Se antes o tempo era restrito, de repente pareceu-nos que teríamos todo o tempo do mundo. O mundo parou de um dia para o outro. Muitas coisas nós fomos impedidos de continuar fazendo, fomos proibidos da companhia das pessoas, começamos a sentir saudades e não tem sido fácil porém, muito produtivo.

Altos e baixos entre dias e mais dias, alguns mais fáceis outros mais difíceis. Haja jogo de cintura. Mas, apesar de tudo sempre temos a opção de fazer escolhas que sejam as melhores, para seguir nossas vidas. Tenho feito minhas escolhas, de viver um dia de cada vez, me ocupando com coisas que gosto de fazer, dividindo tarefas entre a casa, família, estudo e trabalho on-line.

Então, que tal fazer sua melhor escolha durante esta quarentena que não tem dia certo para terminar. Estude, leia muito aprenda coisas novas ou se atualize, trabalhe mesmo que seja em casa para se ocupar.

Quando tudo isso passar, porque nada dura para sempre e tudo isto também passará, sairemos melhores, para um mundo novo que afinal é o velho mundo, visto e vivido apenas de uma maneira diferente.

ROSELI SANTOS DE OLIVEIRA

Psicopedagoga,Terapeuta Cognitivo Comportamental. Trainer em PNL,  Life & Executive Coach, licenciada em EMDR, Terapia dos Esquemas. Facilitadora licenciada da Educação Emocional Positiva. Consultório: Avenida Nove de Julho, 3575, sala 208 – Jundiaí (Maxime Office Tower). Whatsapp -(11) 9 9989 2462 

VEJA TAMBÉM

RESTAURANTES NO EXTERIOR. COM FISK DA RUA DO RETIRO NÃO TEM ERRO. CLIQUE AQUI E ASSISTA VÍDEO

ABORTOS RECORRENTES: O NOVO VÍDEO DA GINECOLOGISTA LUCIANE WOOD

OS 103 ANOS DA ESCOLA PROFESSOR LUIZ ROSA

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES

PRECISANDO DE BOLSA DE ESTUDOS? O JUNDIAÍ AGORA VAI AJUDAR VOCÊ. É SÓ CLICAR AQUI