ADRIANA CALCANHOTO, nesta sexta(18), no Polytheama

adriana

A cantora e compositora Adriana Calcanhoto apresentará o show ‘Errante’ ao Teatro Polytheama, nesta sexta-feira(18), às 20 horas. A artista se apresentou recentemente em Portugal e agora inicia turnê pelo Brasil com canções do recém-lançado álbum “Errante. Além do novo trabalho, como ‘Prova dos 9’, ‘Pra lhe dizer’ e ‘Larga tudo’, o repertório também é conta com grande sucessos: ‘Vambora’ e ‘Maresia’. Ingressos à venda tanto nas bilheterias do Teatro Polytheama e do Centro das Artes, quanto. Os ingressos podem ser comprados pela internet.

Adriana está à frente da direção do espetáculo, que tem como integrantes da banda os músicos Pedro de Sá (guitarra), Domenico Netto Lancellotti (bateria), Guto Wirtti (baixo acústico), Jorge Continentino (saxofone, flauta e teclados), Diogo Gomes (trompete e flugelhorn) e Marlon Caldeira Sette (trombone). O guitarrista também esteve com Calcanhotto na turnê Gal: Coisas Sagradas Permanecem, em homenagem à cantora baiana Gal Costa, sucesso de crítica que teve seus únicos seis shows com ingressos esgotados nos meses de abril e maio de 2023.

Após o período de celebração a Gal, este novo espetáculo apresenta pela primeira vez em palco as 11 canções inéditas e autorais de Errante, álbum lançado em 31 de março de 2023. “Errante” é marcado pela escolha da alegria, a despeito das poucas canções que carregam o peso da tristeza. Até porque o disco responde ao desejo da expansão de Adriana, um reflexo natural ao período de recolhimento vivido entre 2020 e 2021, devido à pandemia. Ao contrário de Só, seu disco de 2020 que sublinhava aquela solidão enquanto ela era vivida, Errante quer, desde seu título, a porta afora.(Foto: redes sociais Adriana Calcanhoto)

Charadas – Sábado (19) tem lançamento duplo do escritor e poeta Dalton Sibinel, que desde a pandemia da Covid-19 se revelou como o “Mister Charada” e que faz sucesso em vários países com sua imaginação fértil que desafia e exercita o cérebro do leitor de forma divertida. As novidades são os volumes 1 e 2 de “Charadas Daltonianas”, pela Editora In House. A tarde de autógrafos será na Biblioteca Municipal de Jundiaí, a partir das 15 horas – com show do violonista Bentevi Bents.

Dalton, dono da cadeira número 10 da Academia Jundiaiense de Letras (AJL), conta que a ideia de escrever adivinhações enigmáticas surgiu para oferecer algo diferente às pessoas que só pensavam bobagens entre meados de 2020 e começo de 2023.

“Foi quando eu e nossos velhinhos todos cobrimos boca e nariz com máscara por conta da Covid, então sem poder falar, trancados em casa, sem comunicação com outras pessoas, pensando até na morte, devido a muita preocupação com a situação enfrentada. Todos com o psicológico completamente abalado, me veio o estalo de que poderia ajudar a melhorar um pouco as coisas. Veio a ideia de fazer e passar algumas charadinhas nas redes sociais, em grupos de WhatsApp… foi um sucesso, inclusive com tradução para espanhol e outras línguas. Chegou a vez de ganharem livros”.

A brincadeira ficou séria conforme aumentava o interesse de parentes, amigos e até desconhecidos e isso fez com que Dalton expandisse as pesquisas sobre os mais diferentes assuntos que iria colocar em forma de charada.

Criando e publicando diariamente, tomou corpo e se espalhou o desafio, inclusive com a criação de um ranking de acertadores. “Estamos com estes lançamentos que vejo como históricos aqui em Jundiaí, a terra do ‘Mister Charada’. Quem ainda não entrou na brincadeira, pode vir dia 19”, avisa.

Dalton é autor ainda de “Uma pérola esquecida”, “Uma estrada, um destino… os caminhos de uma vida”, “As nuances de uma curiosidade” e “O ápice dos pensamentos”, mescla de poesia e prosa. E escreveu ainda “O descompasso da Administração Pública”, em uma linguagem popular para que as pessoas leigas entendam a complexidade da máquina governamental em seus diferentes níveis, ele que foi funcionário público de carreira por 35 anos.

Os livros dele foram levados pela In House a bienais internacionais, como na Argentina e em Portugal. Pela mesma editora tem poesias em duas dezenas de antologias.

Já Bentevi fará o show “Uma viagem pelo mundo do Rock”, com Beatles, Whitesnake, Credence, etc. A Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot fica dentro do Complexo Argos, na rua Dr. Cavalcanti, 396, Vila Arens. Entrada gratuita.(Ilustração: AJL)

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES