Para marcar o Dia do Agricultor, celebrado no dia 28 de julho, a Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), da Prefeitura de Jundiaí, com apoio do Sebrae e da Associação Agrícola de Jundiaí, promoveu o fórum ‘A Força da Mulher no Agronegócio’ com a palestra ‘Seja a Melhor Versão de si Mesma’, ministrada pela engenheira do Sebrae, Mery Prates. Realizado no auditório da Unidade de Desenvolvimento Ambiental (Unidam), o encontro reuniu mulheres dos segmentos da fruticultura, turismo rural, agricultura familiar e caprinos. Durante o evento foram trocadas experiências e de autoconhecimento para um público que tem participação especial dentro da agricultura.
O gestor Eduardo José da Silveira Alvarez reforçou que a participação da mulher na agricultura sempre teve papel principal em qualquer situação, porém atualmente se tornaram protagonistas no setor. “Não vejo agricultor de sucesso se não tiver uma mulher do lado. O papel dela é fundamental para ajudar no dia a dia do profissional”, comenta. Ajuda que tem feito a família da agricultora Fátima Aparecida de Camargo Oliveira, do Traviú, sonhar com a expansão dos negócios. As plantações de morango e de framboesa têm dado certo, e agora, desejam expandir os negócios abrindo as portas do sítio para a comunidade: é o ‘pegue e pague’ como meta para empreender ainda mais. “Queremos agregar valores ao trabalho que já temos e com a ajuda da família tudo fica mais fácil. A proposta é abrir as portas do sítio para que tenham a sensação de colher o fruto direto do pé”, disse.
Explicando sobre a proposta do ‘Sebrae Delas’, programa que aborda questões do empreendedorismo feminino, Mery Prates reforçou a importância de valorizar o trabalho da mulher, independente do ramo de atividade. No caso do agronegócio, sempre pautado no universo masculino, fez questão de parabenizar os exemplos de liderança e de ‘donas’ de seus espaços.
Programação da Semana do Agricultor:
Dia: 30
- Jovens Rurais: Programa Eu Plastifico, Nós Reciclamos. Local: ETEC BeSt – ETEC Benedito Storani(avenida Antônio Pincinato, 4355, Recanto Quarto Centenário). Horário: 14h às 16h
Dia 31
- Evento Técnico: “Viabilidade Econômica da Cultura do Cacau na Região de Jundiaí”. Local: ETEC BeSt – ETEC Benedito Storani. Horário: 14h às 17h
Dia 1º
- Reunião Técnica: O que você precisa saber sobre a segurança das pequenas barragens. Local: Associação Agrícola de Jundiaí(avenida Professor Giácomo Itria nº 388, Anhangabaú). Horário: das 14h às 17h Apoio:
Dia 2
- Projeto Feira Interativa – Alunos de 4 e 5 anos da Escola EMEB Florisa Volpe Objetivo: Incentivar as crianças a frequentarem as feiras, iniciando o hábito de frequentá-las, conscientizando sobre o consumo de frutas, verduras e legumes e promovendo a interdisciplinaridade de conteúdos curriculares das disciplinas de matemática, português e outras. Local: Feira do Retiro(rua Monsenhor Higino de Campos) Horário: das 6h às 11h.
VEJA TAMBÉM
PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA
ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES