ÁGUA: Região do Ivoturucaia ganha novo reservatório

água

A região do Ivoturucaia ganhou, nesta quinta-feira (13), o 59º reservatório de água tratada da DAE Jundiaí. Além de reforçar o abastecimento em períodos de manutenção, o equipamento soma 1 milhão de litros de água tratada a mais para a operação da empresa. As obras do novo reservatório tiveram início em fevereiro de 2023. O investimento foi de R$ 4,26 milhões, obtidos por meio do Programa Saneamento para Todos-FGTS, tendo como agente financeiro a Caixa Econômica Federal. Com este reservatório, a DAE agora conta com 82 milhões de litros de água armazenados.

“Jundiaí é referência em saneamento no Brasil porque se preocupa em realizar investimentos onde mais precisa. A região do Ivoturucaia vai continuar a receber água tratada e de qualidade, agora com a segurança deste abastecimento ampliada. É isso que faz a diferença em nossa cidade”, afirma o prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado.

Moradores nos bairros Jardim Marajoara, Estância Alpina, Estância Suíça, Bianchini, Fazenda Santa Isabel, Recanto da Prata e Parque dos Manacás serão beneficiados. “Nosso objetivo é reforçar e dar mais autonomia no abastecimento para estes bairros, principalmente em períodos de manutenção”, aponta o diretor superintendente de Engenharia da DAE, Valter Maia.

Para José Lino da Silva, morador no Ivoturucaia há mais de 40 anos, a expectativa é de melhoria no abastecimento. “No passado, já houve tempo de ficarmos sem água a noite toda. Acabava no final da tarde e voltava de manhã. Nossa sorte era que a DAE avisava e a gente tinha caixa d’água”, conta. Sílvia Muller, que há 30 anos vive no bairro, comemora a conquista, que acompanha o desenvolvimento da região. “Recebemos redes de água e agora, com o reservatório, estaremos ainda mais seguros”, diz.

Nesta quinta-feira, uma cerimônia de entrega foi realizada no reservatório e reuniu o vereador Rogério Silva; o gestor adjunto de Finanças da Prefeitura de Jundiaí, Fernando Polo; os representantes da Caixa Econômica Federal Fábio Estevam Vieira, Stefano Teiti Umetsu, Cleverson de Oliveira, Claudia Rick de Oliveira e Isabela Cardoso Cruz, e a diretoria da DAE. “Ampliar a reservação de água tratada faz parte das ações que desenvolvemos buscando, cada vez mais, a excelência no atendimento à população”, comentou o diretor presidente da DAE, Walter da Costa e Silva Filho.

O vereador Rogério afirmou que a região do Ivoturucaia cresceu e, por ser mais distante do centro, o retorno da água após paralisações demorava. “São mais de 12 loteamentos e é uma região alta. O reservatório vai ajudar muito.”

A DAE entrega, no segundo semestre deste ano, mais um reservatório. Em construção no Jardim do Lago, o equipamento terá capacidade para armazenar até 3 milhões de litros de água tratada.

O investimento é de R$ 5,49 milhões, também com recursos do Programa Saneamento para Todos-FGTS, tendo como agente financeiro a Caixa Econômica Federal. O reservatório do Jardim do Lago vai atender os bairros Vila Didi, Jardim Estádio, Cidade Jardim e Vila Esperança.

Nos últimos anos, a DAE ampliou a reservação de água tratada em diferentes regiões da cidade. Reservatórios foram entregues nos bairros Anhangabaú (dentro da Estação de Tratamento de Água do Anhangabaú), FazGran, Distrito Industrial, Jardim Carlos Gomes e Cecap.

Em Campo Limpo – O programa Nova Luz já trocou 5800 luminárias por LED em Campo Limpo Paulista. Foram cinco meses de trabalho e até agora, já atingiu  57% da meta de 10 mil luminárias a serem trocadas pelo município. No momento, os bairros que estão sendo atendidos são os jardins Vera Regina, Vitória e Laura, além do Parque Niagara – os próximos bairros a serem atendidos serão o Parque Internacional, Jardim Marchetti, Botujuru, Vila Chacrinha, Jardim Brasília e Jardim das Palmeiras.

Com o objetivo de resolver definitivamente os problemas de iluminação da cidade, o Nova Luz continua mudando o visual dos bairros por onde passa, trazendo mais segurança, modernidade, durabilidade e economia. Segundo Denis Braghetti, secretário de Serviços Públicos, além das trocas das luminárias, estão programadas mais 1500 novas instalações, em projeto de extensão de rede.

Os benefícios para a cidade são diversos, entre eles, a economia de energia e aos cofres públicos, além de outras questões como manutenção mais prática, durabilidade do produto, mais segurança e o baixo impacto ao meio ambiente.

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES