
O Instituto Jundiaí de Educação e Esportes(IJEE) criou o Programa ESG Águas das Nuvens para mostrar a importância do reuso das águas da chuva captadas dos telhados para atividades diárias. O Jundiaí Agora entrevistou o professor Júlio Lamarca(foto ao lado) que está envolvido neste projeto:
O que é o IJEE?
O Instituto Jundiaí de Educação e Esportes foi fundado em 1999 e tem caráter educacional, ambiental, desportivo, cultural e assistencial, de interesse público. E sem fins lucrativos e tem sede administrativa a rua bela vista, 623, sala 1, bairro bela vista em Jundiaí. Naquele ano elaboramos o Projeto Pique de qualificação esportiva. Mais de mil crianças e adolescentes do Morada das Vinhas, Varjão, Santa Gertrudes e São Camilo participaram, além de 20 voluntários e educadores. No próximo ano, este e outros projetos voltarão com força total.
Explique o que é o Programa ESG Águas das Nuvens…
Este projeto começou a ser difundido neste ano e tem como objetivo mostrar a importância da água da chuva em atividades do dia a dia, das águas das chuvas, captada dos telhados de escolas, residências e empresas. O programa prevê em uma primeira fase a implementação de cisternas (caixas d’água, tambores, barris…) para captação das águas das chuvas que caem nos telhados e iriam direto as galerias das águas pluviais, depois nos córregos e rios muitas vezes não sendo usadas para o nosso abastecimento. Em uma segunda fase em escolas, empresas e condomínios, vivências teóricas e praticas, levantará os principais tópicos do tema água, caminho dela até as represas e a importância do seu reuso e da sua preservação.
Como surgiu a ideia de elaborar este programa?
Surgiu pela observação das consequências do aquecimento global, que alteraram os ciclos das chuvas. Hoje elas são curtas e volumosas causando muitas vezes um maior número de alagamentos e desperdícios. Por meio da Educação Ambiental o tema é apresentado aos educadores, alunos, seus familiares e empresários conscientes e preocupados com as mudanças climáticas e as suas consequências. Para multiplicação das informações os alunos dos sete aos 14 anos serão os primeiros a participarem das vivências, pois pesquisas identificam que eles e as pessoas com mais de 60 anos são as mais preocupadas com o meio ambiente.
Os interessados no Programa ESG Águas das Nuvens terão custos?
Apesar do IJEE ser uma entidade sem fins lucrativos, o Programa tem um custo de implementação, pois prevê instalação de cisternas e vivências ministradas pelos seus educadores.
Quanto tempo levará?
O tempo de realização de cada programa varia dependendo do número de cisternas a serem instaladas assim como de alunos e colaboradores envolvidos no programa. Durante as fases da implementação os alunos desenvolverão atividades teóricas e práticas onde o foco será despertar novos Guardiões das Águas. Como “guardiões” as crianças reproduziram as informações aos pais e o interesse para conhecer mais sobre o tema deverá ser amplamente. O baixo custo para sua implementação, torna o programa viável financeiramente e sustentável.
Existe uma estimativa de quanta água pode ser captada?
Cada 100m² de telhado, em meses chuvosos geram um armazenamento de mais de mil litros. Nossa proposta principal é a economia de água tratada em atividades onde o reuso da água se torna possível. Por exemplo: Você não deve usar água tratada para lavar o carro, regar as plantas, lavar o canil e as calçadas. A água da chuva captada dos telhados e que caminhariam para as galerias de águas pluviais são as mais indicadas para esse uso.
VEJA TAMBÉM
PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA
ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES