Americanas: ROMBO bilionário impacta fundo de renda do Nubank

americanas

No dia 11 de janeiro, a Americanas divulgou um rombo de R$20 bilhões em suas contas. No mesmo dia, o CEO da empresa, Sérgio Rial, que havia assumido no começo do ano, pediu renúncia ao cargo.

Com essa notícia, era inevitável que os preços das ações da AMER3 variassem de forma brutal. Especialmente quando os seus maiores investidores venderam as suas quotas 3 dias antes do escândalo explodir. O que ninguém esperava, entretanto, era que até mesmo os clientes da Nu Invest seriam afetados por isso. 

Como a queda das ações das Americanas afetou o Nubank?

O banco oferece aos clientes uma opção de reserva chamada “Caixinhas”. Além desta opção, os clientes podem utilizar as “Caixinhas” para guardar fundos de emergência.   Um fundo afetado, o “Nu Reserva Immediata”, viu sua rentabilidade cair e ficar no vermelho.

Isso porque o banco usou investimentos de créditos privados e dívidas de títulos (debêntures), dentre eles os da Americanas. Consequentemente, quando as suas carteiras apresentaram rentabilidade negativa, reclamações nas redes sociais começaram a surgir.

O Nubank reforçou, entretanto, que é um provedor altamente recomendado para investimentos. Segundo eles, os RDBs, ou Recibos de Depósito Bancário, devem ser usados ​​como opção padrão do cliente ao solicitar uma Caixinha. Ao escolher outras opções, entretanto, os clientes podem considerar o “Nu Reserva Imediata”, cujo investimento mínimo exigido era de R$ 1, tornando este fundo considerado de “baixo risco e alta liquidez”.

Reclamações no Twitter: Queda do rendimento causou comoção dos investidores

Com mais de 1,2 milhão de cotistas e o maior do gênero no Brasil, a variação do fundo assustou os investidores. Muitos usuários preocupados postaram nas redes sociais ou emitiram alertas. Isso levou a vários trending topics no Twitter esta tarde.

O banco explicou a um seguidor do Twitter que a flutuação dos preços de mercado afeta o valor de certos ativos de renda fixa. Além disso, anúncios e eventos atuais afetam as cotações de preço usadas nesses ativos. Ainda segundo o banco, um desses eventos foi a variação atípica do mercado que fez com que alguns investimentos oscilassem no valor.

A gestora de investimentos do Nubank, Nu Asset Management, revelou que o fundo de renda fixa “Nu Reserva Imediata” tem uma estratégia de baixo risco com alta liquidez. O objetivo desse instrumento financeiro é superar o CDI ao longo do tempo.

O que são os debêntures?

As empresas emitem debêntures: títulos de dívida que concedem aos investidores acesso ao crédito de uma empresa. Esses títulos atuam como um empréstimo da empresa para fins de planos da empresa.

As debêntures são títulos de dívida de longo ou médio prazo que garantem o direito de crédito. Quem possui o título garante que a empresa emissora deve pagar.

As aplicações práticas dessa modalidade financeira envolvem a remuneração dos investidores por meio de taxas de juros que podem ser híbridas, pós-fixadas ou pré-fixadas. Em teoria, esse método tem uma margem de lucro maior do que muitos investimentos de renda fixa.

De acordo com os dados de setembro da Comissão de Valores Mobiliários, ou CVM, os mais recentes disponíveis, a Nu Reserva Imediata I tinha cerca de 1% de seu patrimônio investido em 2 debêntures da Americanas: LAMEA7 e LAMEA4.

Não há como saber ao certo se o percentual permanece o mesmo ou se novas aplicações em outros ativos foram realizadas desde setembro. De qualquer maneira, é importante saber que, assim como apostar em esportes em casas de apostas Brasil, fazer investimentos requer conhecimento. Não adianta investir apenas no que é indicado pelo Banco, sob o risco de situações como essa se repetirem.(Foto: maxishopping.com.br)

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES